Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Conheça os benefícios da manteiga Ghee

manteiga-ghee-2

Você já ouviu falar de Ghee? Também conhecido como manteiga clarificada, o produto tem se tornado queridinho nas dietas saudáveis ou com restrições à lactose! Ela é comumente usada na gastronomia indiana, mas só agora tem chegado aos mercados e empórios brasileiros.

Por causa da forma como é preparada (que pode ser a partir de manteiga sem sal), a Ghee tem uma textura e sabores um pouco diferentes da manteiga convencional. Apesar de também possuir alto nível de gordura saturada, ela é uma fonte mais saudável de gordura, já que tem outras propriedades benéficas para o organismo. Para sabermos um pouco mais, batemos um papo com Oghan Teixeira, da Ghee Banqueteria, que é expert no assunto:

– Qual a relação da Ghee com o buffet, que leva o mesmo nome?

A manteiga Ghee é feita por meio de um processo artesanal, assim como o nosso trabalho. Em todas as nossas receitas, usamos somente produtos naturais, nada industrializado – essa é a filosofia gastronômica do buffet! Sempre produzimos a manteiga para uso interno, e com essa onda de alimentação saudável, resolvemos fazer em larga escala.

– Qual a principal diferença da Ghee em relação à manteiga convencional?

O ponto de saturação da Ghee é muito alto – mais até que do azeite! Isso faz com que, diferentemente da manteiga convencional, ela não queime em fogo alto.

manteiga-ghee

– Quais os benefícios para a saúde?

Ela é rica em vitamina A e não tem caseína, a proteína do leite, então pode ser consumida em dietas com restrição à lactose. Além disso, ela é antioxidante, ajuda a previnir o envelhecimento precoce, protege as células dos radicais livres, estimula o metabolismo e não afeta a circulação, como faz a manteiga convencional.

– Existe alguma desvantagem da Ghee em comparação às outras?

Não existem desvantagens, o único paradigma é a diferença da textura, do sabor e do aroma da Ghee. Ela tem um gosto mais doce e amendoado que a manteiga convencional. Muitas pessoas pensam que ela só pode ser usada em receitas mais naturais ou vegetarianas, mas a manteiga funciona muito bem em receitas de bolo, por exemplo, ou mesmo para fazer um pão na chapa!

– Quais são os pontos de venda da Ghee?

SÃO PAULO: Le Manjue; Eataly; Empório Santa Maria; St.Marché; Hortifruti; Casa Santa Luzia; Armazén Cerealista; Nutrafit.

RIO DE JANEIRO: Rede Hortifruti.

BAHIA: Cambuí Supermercados.

SÃO LUÍS/MA: Empório Fribal.

Para terminar, Oghan dividiu com a gente uma receita deliciosa de omelete usando Ghee! Olha só:

omelete-ghee

Fotos: Divulgação

1 comentário

  1. Anna 27 de novembro de 2015

    A caseína é apenas uma das proteínas do leite e não a única como dá a entender o texto. Além disso, não tem nada a ver com a lactose, o açucar do leite. Quem tem intolerância à lactose nao deve ingerir a lactose, mas não tem restrição quanto às proteínas, incluindo a caseína.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *