Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Saiba tudo sobre as flores comestíveis

Você já pensou em incluir flores no seu cardápio? Existem várias opções comestíveis que podem deixar as receitas de aperitivos, sobremesas ou até de drinks muito mais saborosas. Para saber quais tipos de flores podem ser usados, como conservá-las e em quais pratos podemos acrescentá-las, conversamos com o Buffet Vivi Barros, que é especialista no assunto. Abaixo, você confere todas as dicas e também quais são as principais flores comestíveis:

– Normalmente, as flores comestíveis têm sabor delicado e suave, não comprometendo a receita;

– Procure comprar sempre flores orgânicas, cultivadas para esse propósito e de produtores conhecidos. Nem todas as flores são comestíveis e algumas podem ser tóxicas;

Algumas partes das flores devem ser retiradas: partes brancas, estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados;

– Atente-se à data em que as flores foram embaladas – como são muito frágeis, o ideal é escolher as mais frescas. E sempre as conserve em geladeira. Se estiverem fresquinhas, podem durar até 3 dias refrigeradas (algumas duram menos);

– É muito importante que as flores sejam acrescentadas no momento de servir, pois são muito delicadas e, com o calor, podem murchar. Se quiser utilizar o sabor das flores em uma receita, o ideal é fazer uma infusão ou aromatizar um ingrediente (como açúcar, mel);

Onde encontrar: em empórios como o Santa Luzia já encontramos bandejinhas com um mix de flores disponíveis. Caso queira comprar direto do produtor, indicamos os nossos fornecedores: DRO Ervas, a Ervas Finas e a Fazenda Santa Maria (mas eles têm pedido mínimo).

BORAGO

O azul do borago se destaca e faz com que o prato ganhe vida. Ele vai muito bem em saladas e peixes, já que seu sabor lembra o do pepino.

caprese

Salada caprese

Gratin de Haddock

Gratin de Haddock

VIOLETA

A violeta ( que não é a que temos em casa) tem um sabor mais adocicado, e combina com entradas com queijos e sobremesas. Ficam lindas cristalizadas.

Lichia com mousse de gorgonzola e violeta

Lichia com mousse de gorgonzola e violeta

Duo de beterraba com queijo de cabra, laranja kinkan e violeta

Duo de beterraba com queijo de cabra, laranja kinkan e violeta

ROSA

Na maioria das vezes, usamos os botões para decorar nossos pratos – entradas, sobremesas e bebidas aromatizadas. Se você for cozinhá-las, sugerimos utilizar só as pétalas na receita (o cabinho é amargo), por meio de infusão ou aromatizando algum ingrediente (como o açúcar, por exemplo). Como são bem perfumadas, as rosas devem ser usadas com cuidado para que o prato não fique enjoativo. Adoramos aromatizar sobremesas com frutas vermelhas, laranja e chocolate com as rosas.

Tábua de queijos

Tábua de queijos

LAVANDA

A lavanda, assim como a rosa, deve ser usada com cuidado, ou a comida pode ficar com gosto de perfume (e amargar). É ótima para aromatizar bebidas – a limonada com um toque de lavanda é deliciosa. Para sobremesas, usamos a infusão para fazer crème brûlée, sorvetes e pudins. Suas florzinhas podem ser usadas ainda para decorar cookies e bolos. Pode-se também aromatizar o açúcar com elas.

CAPUCHINHA

O sabor é um pouco picante, lembra o agrião. Ela é ideal para decorar saladas, e o contraste das suas cores deixa qualquer prato mais bonito.

Tortelli de Boursin e pêras ao Porto

Tortelli de Boursin e peras ao Porto

FLOR DE MEL

A flor de mel é super delicada, tem sabor adocicado e vai muito bem na decoração de peixes e sobremesas.

Cod fish mediterrâneo

Cod fish mediterrâneo

Crostini de polenta com magret de pato com berries e flor de mel

Crostini de polenta com magret de pato com berries e flor de mel

AMOR PERFEITO

É encontrada em uma enorme variedade de cores (roxo, amarelo, lilás, vermelho, laranja, branca) e tamanhos. O sabor é ligeiramente adocicado e é ótima para decorar saladas, sobremesas, entradas e drinks.

Fotos: Buffet Vivi Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *