Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

5 dicas para cuidar dos móveis de madeira

capa-madeira

Não é difícil perceber quando um móvel de madeira precisa de mais atenção. Manchas de umidade, arranhões e rachaduras são só alguns dos problemas que esse tipo de mobília pode enfrentar. Para ajudar na manutenção, que nem sempre é simples, selecionamos algumas dicas e cuidados específicos para a madeira:

– Na madeira riscada, use óleo de bebê para tirar manchas e pequenos arranhões. Para riscos maiores, use giz de cera colorido. Misture cores para chegar ao tom da madeira e passe sobre o risco. Dê um leve polimento com pano seco e macio.

– Para remover as marcas de calor, aplique cera de abelha morna com a parte externa da casca de limão. Se a marca for muito grave, passe a mistura de 1 parte de bicarbonato e 1 de azeite, deixe agir por alguns minutos e dê polimento com um pano.

– A cera de abelha funciona também na remoção de manchas brancas na madeira escura,  basta aplicar a mistura de cera de abelha com aguarrás na madeira. A quantidade dependerá do tamanho da mancha. Outra técnica é cortar ao meio uma noz descascada e esfregá-la na mancha para escurecê-la.

– Para as gavetas que enroscam, uma boa solução é esfregar sabão, cera de vela ou talco nas partes corrediças. Caso as junções estejam soltas, passe cola para fixá-las.

– Para evitar o mofo nos armários e gavetas, deixe dentro deles alguns pedaços de giz ou saquinhos cheios de cal. Você pode ainda vaporizá-los internamente com essência de terebintina. Pequenas lâmpadas infravermelhas, permanentemente acesas dentro dos armários, também previnem o mofo. Se o móvel estiver com mofo, pode-se removê-lo com querosene.

Fontes: Quebra-Galho | Sebastiana Quebra-Galho

2 Comentários

  1. Carlos alberto dos santos 8 de novembro de 2014

    Muito boa a matéria, congratulações, a toda equipe.

  2. Carolina Kriguer 20 de Fevereiro de 2016

    ótimas dicas, recentemente comprei alguns móveis de madeira, mas estava com medo de não estar cuidando de forma correta.

    Parabéns pelo bom trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *