Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

10 dicas para cuidar dos tapetes

cuidando-dos-tapetes

Peça importante na decoração, os tapetes têm o poder de tornar os ambientes muito mais aconchegantes, além de ser uma boa maneira de inserir estampas, ou um toque de cor, no décor neutro. Para auxiliar na manutenção da peça, listamos 10 truques que podem prolongar a vida útil dos tapetes – e carpetes – dos mais diversos tipos:

1. A vassoura adequada para a limpeza dos tapetes é a piaçava. O aspirador (que é menos agressivo) pode ser usado de 2 a 3 vezes por semana – ou conforme ou necessário.

2. O sol não deve bater diretamente sobre o tapete, mas, se isso não puder ser evitado, mude-os de vez em quando de posição.

3. Para assentar as pontas reviradas dos tapetes, passe o local com ferro bem quente, sobre um jornal molhado.

4. Se o tapete precisar ficar guardado por muito tempo, cubra-o todo com jornal, salpique querosene e natfalina, e só então enrole-o. Outra dica é que os tapetes polvilhados com sal de cozinha não pegam cupim.

5. Para uma lavagem simples, um pano umedecido em vinagre pode ser esfregado em toda a superfície, e, à medida em que o pano vai ficando sujo, renove a operação até que ele saia limpo. Depois, deixe o tapete secar, de preferência estendido no chão, para não deformar.

6. Se o tapete estiver com mancha de bebida alcóolica, toque suavemente o local com uma solução de água morna e sabonete ou sabão em pó fino. Depois, passe água limpa, deixe secar e escove.

7. Se a mancha for de café, enxugue rapidamente com um pano seco e passe um pano molhado em água quente. Se não sair, esfregue gelo até a mancha desaparecer, colocando antes um pano debaixo do tapete, na região que estiver suja.

8. Para remover goma de mascar, coloque gelo seco por 5 minutos sobre a mancha, espalhando bem. A seguir, passe aspirador. Você pode também embrulhar um cubinho de gelo numa toalha de papel e colocá-lo por 5 minutos sobre o local, até que a goma endureça e se solte do tapete.

9. Para limpar tinta de parede no tapete, use querosene, apenas tocando levemente o local. Não esfregue nem utilize água.

10.  Para uma limpeza completa dos tapetes persas, a cada 3 ou 4 meses, estenda o tapete no chão pelo lado avesso. Com uma tampa de panela, vá batendo por todo o tapete. Depois disso, desvire o tapete – toda a poeira terá ido para o chão.

Fonte: Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha Machado Salles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *