Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Os 10 mandamentos da cozinha econômica

Comer bem, de forma correta e sem causar um estrago no bolso pode ser mais fácil do que você pensa. Mais que economizar em produtos, boas práticas na hora de ir às compras e preparar os alimentos fazem toda a diferença. Veja como dicas fáceis e simples podem transformar sua geladeira e até sua conta bancária.

cozinha-economica-02

cozinha-economica-1

O apetite aflorado é uma arma potente para fazer besteiras. Para não comprar por impulso, escolha horários e momentos em que você esteja satisfeito.

cozinha-economica-2

Seja no celular, no papelzinho ou até no saco de pão, mas nunca vá às compras sem um foco. Ir em busca do que realmente é necessário, sem se distrair pelos corredores, evita, em mais da metade dos casos, que você leve o que não precise.

cozinha-economica-3

Nem sempre a tática do “compre um e leve dois” é garantia de economia. Primeiro, você precisa ter certeza de que é necessário o segundo item. Fora isso, é indispensável verificar a validade dele. Estas ofertas só são boas se os produtos puderem ser guardados por longos períodos.

cozinha-economica-4

Uma das formas mais certeiras de economizar é investir em produtos da estação. Além da relação custo/benefício ser vantajosa, na maioria das vezes eles estão em sua melhor fase.

cozinha-economica-5

Produtos embalados e prontos para o uso são verdadeiros tiros na água para quem quer economizar. Custam mais caros por armazenarem um valor de preparo, usam, na sua maioria, embalagens plásticas prejudiciais ao meio ambiente, e nunca possuem o mesmo frescor de um a granel.

cozinha-economica-6

Parece besteira, mas comprar sempre com o mesmo vendedor pode gerar duas coisas boas: a certeza de que aquele produto é realmente bom, já que ele não vai querer perder a cliente; e uma parceria para que ele te avise sobre promoções, melhores épocas e futuras compras.

cozinha-economica-7

Dentro de casa, a melhor economia que pode ser feita é com relação ao preparo. Cozinhar alimentos que podem ser repartidos e congelados evita o desperdício de gás e eletricidade.

cozinha-economica-8

Comer bem é sempre bom, mas saber selecionar o que vai para o prato é uma boa forma de economizar. Entender que as carnes devem ser os acompanhamentos dos legumes, verduras e cereais, deixam as refeições mais baratas e até saudáveis.

cozinha-economica-9

Adquirir produtos diretamente dos agricultores, em feiras, por exemplo, pode, em muitos casos, diminuir o custo final.

cozinha-economica-10

Além de todas as dicas já faladas aqui, é sempre bom ressaltar que cozinhar é uma arte, uma boa e divertida brincadeira. E se você souber criar opções, uma economia será garantida!

Gostou? Veja também as 10 dicas de organização da guru da arrumação Marie Kondo 

Organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *