Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

DIY: 5 passos para fazer uma horta caseira!

No último final de semana, aproveitamos o feriado de Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças para fazermos nossa própria horta caseira. E como não tínhamos muitas noções dos materiais necessários e do passo a passo correto, passamos a manhã do domingo no CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), a maior feira de São Paulo, para pedir dicas dos paisagistas, jardineiros e vendedores que estavam por lá. Vem ver como é fácil e rápido cultivar ervas e temperos em casa!

HORTA-MATERIAIS

Destaque para a jardineira: se preferir uma floreira de metal ou madeira, não se esqueça da necessidade de se ter vários furos no fundo. São eles os responsáveis por escoar a água em excesso

passo-a-passo-1

1.  O primeiro passo é simples. Basta colocar uma única camada de argila expandida no fundo da jardineira. É ela que não deixará sua horta encharcada ou seca demais. A argila chupa e armazena a água em excesso.

2. No segundo passo, usaremos a manta bidin. Sua principal função é filtrar a água, preservando os nutrientes necessários para que as plantas sobrevivam por mais tempo. Recorte a manta do tamanho da jardineira e cubra as bolinhas de argila expandida.

3. Chegou a hora da terra! Com uma pá, coloque 2/3 da altura restante.

4. Acerte o nível, mas não aperte demais. A terra muito compactada cria uma espécie de parede e dificulta a passagem da água.

5. Nesta etapa, a delicadeza dos movimentos é bem-vinda. Tire as mudas/torrões do plástico e as disponha na jardineira. Tente manter a mesma distância entre elas e evite colocar muito próximo das bordas. Na hora de completar com terra, muito cuidado para não enterrar demais, muito mesmo cobrir as folhas. Aqui, o alerta de não compactar a terra é fundamental. Nesta região, se ela estiver muito grudada, a água não penetra, encharca a superfície e a planta morre “afogada”.

HORTA-DESTAQUE-1

DICAS DE MANUTENÇÃO: 

1. Se você chegou nesta etapa, parabéns, sua horta está pronta! Agora é colocá-la para receber bastante luz e brisa. Regue, com moderação, diariamente.

2. Para que você tenha uma horta sempre linda e saudável, a cada três meses, realize a adubação e o controle de pragas. Pergunte a um especialista qual o remédio mais indicado para as espécies que você tem. Já para a adubação use uma mistura de terra e húmus de minhoca (ou esterco de vaca).

(Fotos: Constance Zahn)

Gostou? Vem ver então como fazer um jardim vertical! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *