Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Quer uma alimentação saudável? Comece mudando o arroz que você come

nutricao-em-casa

Que o arroz integral é muito mais saudável do que o branco, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que existem outros tipos de arroz, ainda mais nutritivos do que o integral e, cá entre nós, mais gostosos? Todos eles possuem como fonte principal o carboidrato, elemento fundamental para nos dar energia, principalmente se for de boa qualidade e rico em fibras. Sendo assim, aproveite para conhecer algumas novas opções e varie o cardápio diário!

Arroz vermelho: muito apreciado na Ásia, é rico em fibras e em vitaminas do complexo B. O mais interessante nesse arroz é que ele possui algumas gorduras de boa qualidade como ômega 3, em sua composição. Embora não possamos falar que “é uma fonte de ômega 3”, ele se mostra como uma opção saudável ao nosso organismo.

arroz-vermelho-para-emagrecer-rapido-160933992

Arroz selvagem: sem dúvida, é o mais caro de todos, mas também o que tem a melhor composição nutricional, uma vez que possui um alto teor de fibras e proteínas e baixo teor de carboidrato. Além disso, tem a vantagem de ser rico em ferro.

Wild Rice

Arroz negro: conhecido como “arroz proibido” porque os imperadores chineses o consideravam uma iguaria com poderes “afrodisíacos”. Curiosidades à parte, ele é um arroz rico em flavonoides, fibras e proteínas. Depois de cozido, apresenta uma coloração roxa bem escura, o que caracteriza os compostos antioxidantes.

arroz negro2

Arroz branco: o tipo mais tradicional da culinária brasileira apresenta maior teor de carboidratos, alto índice glicêmico e poucas fibras, quando comparado aos outros. Embora seja muito gostoso, infelizmente, não possui muitos micronutrientes em comparação aos demais.

arroz branc

Arroz integral: apresenta grãos mais inteiros, pois em seu processo de preparação é retirada apenas a casca do arroz, preservando-se todo o conteúdo interno – rico em fibras. Possui diversos nutrientes e vitaminas do complexo B.

Arroz-integral-emagrece

Para quem quiser detalhes, deixo esta tabela comparativa entre os principais tipos de arroz encontrados no mercado e suas respectivas quantidades de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e fibras:

tabela

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *