Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Petiscos e aperitivos saudáveis para servir em casa

nutricao-em-casa

Adoro chegar em casa, principalmente às sextas, abrir um vinho e fazer um aperitivo antes do jantar. Por isso resolvi trazer opções de aperitivos saudáveis, que também servem como opções para o lanche da tarde. Vamos a elas?

Edamame: mais conhecido como soja verde, o grão possui uma boa fonte de proteína vegetal, além de ter baixo teor de carboidratos e gorduras. Rico em isoflavonas, compostos orgânicos que atuam na prevenção de doenças crônico-degenerativas, e fibras que ajudam na sensação de saciedade, o edamame pode ser encontrado na seção de congelados dos supermercados. Seu modo de preparo é super fácil: basta jogá-lo em água fervente, deixar por três minutos, escorrer a água e colocar um pouco de flor de sal por cima. Fica uma delícia.

alimentacao-saudavel-edamame

Pipoca: ao contrário do que muitos pensam, a pipoca pode sim ser um petisco saudável. O mais interessante em sua composição é o alto teor de fibras e a quantidade reduzida de calorias. O segredo está no modo de preparo. O ideal é que você mesmo estoure o milho direto na panela. Mas fuja da manteiga! Coloque apenas um pouco de óleo vegetal ou azeite. Para temperar, abuse da criatividade: você pode utilizar curry, sal rosa, pimenta, cúrcuma ou algum outro tempero de sua preferência. Atenção: evite as pipocas de micro-ondas, são de péssima qualidade, possuem alto teor de gordura trans e grandes quantidades de sódio.

alimentacao-saudavel-pipoca

Oleaginosas: ricas em minerais e gorduras monoinsaturadas, ambos benéficos para o colesterol, as castanhas possuem uma única advertência: seu consumo deve ser moderado, pois são calóricas e por mais que possuam gorduras boas, podem acabar atrapalhando a dieta. A quantidade ideal são 30 g por dia.

alimentacao-saudavel-oleaginosas

Homus com palitinhos de cenoura: a pasta de grão de bico feita com óleo de gergelim, limão, alho e azeite, é um típico prato árabe que, além de ser meu queridinho, possui uma boa quantidade de proteína vegetal e gorduras saudáveis. Essa é a combinação perfeita para nos deixar saciados. A minha dica é molhar palitinhos de cenoura no homus, o gosto é incrível e a junção dos dois é muito saudável.

alimentacao-saudavel-humus

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *