Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Os 10 mandamentos da arrumação da casa, segundo a guru japonesa Marie Kondo

Mandamentos-Marie-Kondo-destaque

Quem nunca se deparou com uma bagunça irreconhecível, ou mesmo com aquele papelzinho de cartão de crédito de dois anos atrás na gaveta da escrivaninha? Se a sua resposta foi ‘sim’, a nossa também! E, de fato, a desorganização é uma das coisas mais estressantes e problemáticas de uma casa, ou melhor, de uma vida.

A boa notícia é que profissionais especializados em arrumação e técnicas filosóficas para trazerem paz, harmonia e facilidades estão cada vez mais à disposição. Este é o caso da guru mundial da arrumação, Marie Kondo, considerada recentemente pelo New York Times como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

Hoje, em razão da agenda internacional lotada, Marie atende pouquíssimos clientes. A diferença é que, ao contrário de outros nomes célebres que escondem seus segredos, a jovem japonesa quer mais é que todos sejam felizes e organizados. E para isso, coleciona best sellers sobre o tema, sendo o principal, A Mágica da Arrumação, que chegou ao Brasil em maio deste ano pela editora Sexante.

Em seu método, o KonMari, descrito no manual, ela dita alguns mandamentos radicais para alcançar o sucesso na empreitada, todos baseados em dois fundamentos: a necessidade de reavaliar tudo que se tem em casa para descartar sem dó os itens inúteis, e a reorganização do espaço segundo categorias bem definidas. A gente reuniu aqui os 10 principais, e primordiais, para você começar a ter uma vida organizada. Esperamos que vocês gostem!

titulo
linha

1-1

Esqueça aquela teoria de arrumar por cômodo, isso só te levará à frustração. Organizar a casa é colocar tudo na sua frente e promover uma revisão do estilo de vida que você quer seguir. Isso requer uma ruptura radical e dolorosa, porém, necessária.

2-1

60% daquilo que acumulamos é inútil! Com a desculpa de que um dia poderemos usar, acabamos por colecionar itens repetidos, ou mesmo sem utilidade alguma. De acordo com a Marie, o negócio é passar a faca e abrir espaços.

3-1

“Isso me traz alegria?” Se a resposta for sim, aquele item precisa ser guardado. Caso contrário, jogue fora, doe, se desfaça o mais rápido possível. Isso costuma acontecer muito com presentes. Normalmente ficamos com dó.

4-1

Manter vários núcleos da mesma coisa é considerado um erro por Marie. De acordo com sua filosofia, quanto mais espaços com os mesmos itens, mais fácil de bagunçar. Portanto, pegue as 10 estantes de livros, as pilhas de papéis e os diversos armários de roupas que você tem em casa e os aglomere juntos.

5-1

Criar pilhar e mais pilhas de roupa no armário, ou mesmo na dispensa, é arrumar sem critérios. O fundo da gaveta possui esse nome justamente porque não queremos achar nada que esteja lá. Organize fazendo com que todos os pertences fiquem acessíveis e à vista.

6-1

Começar a arrumação pelo álbum de família e os brinquedos da infância é sinônimo de fracasso. Deixe os itens sentimentais por último, assim, você verá que muitos deles só te ocupam espaço e atrapalharão tudo o que você arrumou com tanto sacrifício.

7-1

Mãe, pai, avó, melhor amigo e namorado só atrapalham na hora de colocar a mão na massa. Por se tratar quase de uma terapia psicológica, arrumar o lar é um exercício só seu. Muitas vezes, os outros não conseguem entender e aceitar que você está se desfazendo das coisas.

8-1

Televisão ligada, música alta ou telefone apitando são táticas de nos boicotarmos. Marie Kondo recomenda, no máximo, algumas melodias instrumentais em volume baixo, bem baixo.

9-1

Engana-se quem pensa que itens vendidos como essenciais para diminuir a bagunça vão mesmo fazer o prometido. Não adianta ter caixas se as mesas serão bagunçadas por dentro.

10-1

Resistir à tentação de chegar em casa após o trabalho e deixar o sapato, a bolsa e o casaco espalhados é essencial para uma doutrina de arrumação eficiente. Só relaxe após guardas todos os pertences em seus devidos lugares.

Gostou? Veja também dicas de como organizar a geladeira aqui! 

2 Comentários

  1. Elza 27 de junho de 2015

    li seu livro e estou seguindo: descartar, ver o que me faz feliz….organizar

  2. Laura Diniz 29 de junho de 2015

    Adorei os ensinamentos, ótimas dicas de organização aqui! Agora é só ir à prática =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *