Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Dicas para montar um enxoval completo

dicas-enxoval

O melhor algodão é mesmo o egípcio? A colcha deve encostar no chão? Quantos jogos de lençol são necessários? Essas e outras questões são comuns para quem vive a fase de montar o enxoval e escolher os detalhes da roupa de cama. Por aqui, sempre lembramos das camas que aparecem nos editoriais de revistas de decoração, sempre muito bem arrumadas, mas, ao mesmo tempo, confortáveis e aconchegantes – mas será possível reproduzi-las em casa?

Pensando em tudo isso, conversamos com a Trousseau, especialista no assunto, que deu ótimas dicas sobre enxoval:

– Quais são os melhores tipos de tecido?  

O algodão egípcio é considerado o “ouro branco” do Egito, devido à qualidade singular das suas fibras longas e extra longas, que oferecem características especiais de comprimento, resistência, uniformidade, toque e brilho do tecido. Somente 3% da produção mundial de algodão é de fibras longas e extra longas, sendo que 40% dessa produção provém do Egito.

– Quantos fios, no mínimo, tem um bom lençol?

A qualidade do lençol depende desses fatores citados acima (qualidade das fibras do algodão), e não da quantidade de fios. Podemos ter um excelente jogo de lençol de 300 fios em algodão egípcio. Os estampados Trousseau são feitos na Itália em algodão acetinado (300 fios) e possuem um método de estamparia considerado um dos melhores do mundo. Esse acabamento conhecido como “Dream Touch” proporciona um toque sedoso e macio nos tecidos, garantindo uma qualidade maior.

– Quais as dicas para quem deseja uma cama “de editorial” (como aquelas em que a gente tem vontade de se jogar!)?

Para termos uma cama de revista, usamos 2 travesseiros 50×90 e 4 travesseiros 50×70, sendo que 2 desses travesseiros podem estar vestidos com os porta travesseiros. Normalmente, abrimos o lençol de cima sobre toda a cama, colocamos o duvet e fazemos a vira bem larga para acomodar os travesseiros apoiados ou “empilhados” um sobre o outro. Para dar a sensação de conforto à cama, é sempre recomendável usar o recheio de plumas ou fibras sintéticas sob o lençol e colcha.

Podemos colocar almofadas no mesmo padrão do jogo de lençol na medida de 30×40 e rolinhos para completar a produção. Para camas tradicionais, o ideal é envelopá-las para que apareçam os detalhes da marcenaria; já para camas tipo americanas (box spring), o ideal é a utilização de saia para dar acabamento. Em ambos os casos, a colcha não precisa chegar até o chão. O duvet deve ser do mesmo comprimento da colcha e ficar totalmente coberto.

– Quais combinações de cores da roupa de cama costumam dar mais certo?

Para quartos clássicos, o ideal é usarmos tons neutros (branco, marfim) para lençois e colchas. Você pode ousar nos complementos, como mantas, peseiras e almofadas decorativas. Já os quartos modernos ou mais jovens pedem estampas mais coloridas ou geométricas, sempre com elementos lisos na decoração.

– Quais são os itens essenciais do enxoval?

Para um enxoval completo, indicamos:
4 jogos de lençol (no mínimo)
2 colchas com porta travesseiros
2 capas de duvet
1 recheio
1 cobertor
4 mantas
2 peseiras
Almofadas decorativas
4 jogos de toalhas (2 de banho, 2 de rosto e 1 piso)
Tapetes felpudos
2 roupões de banho
8 toalhas de lavabo
8 toalhas de mão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *