Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Dicas para quem quer ter parede de tijolinhos em casa

capa

As paredes de tijolinhos têm aparecido com frequência em decorações contemporâneas de estilos variados – do industrial ao mais moderninho. Mas o tema ainda pode render algumas dúvidas técnicas! Pensando nisso, falamos com o arquiteto Nildo José, que deu boas dicas:

– Você indica alguma alternativa para quem deseja o efeito dos tijolinhos sem precisar fazer reforma?

Atualmente, há uma série de opções que evitam grandes reformas, como papéis de parede, revestimentos cerâmico e até adesivos, mas, confesso, nada se compara ao charme do tijolo original.

– É possível apenas revestir a parede original da casa ou apartamento?

Sim! Hoje em dia, temos tijolos com 1 cm de espessura que funcionam perfeitamente para esses casos e deixam a parede com o mesmo aspecto final.

– Quais as principais diferenças entre os acabamentos – resina, cal?

Esses dois finalizadores são usados com o mesmo objetivo: impermeabilizar e proteger. O acabamento mais popular é o cal (1 lata de cal + mistura de cimento e água+ areia peneirada), aplicado nas juntas dos tijolinhos. A seguir, aplica-se a mistura mais diluída nos próprios tijolos, que depois são lixados e impermeabilizados com silicone. Nesse acabamento, temos um efeito mais rústico e esbranquiçado. As resinas acrílicas à base de solvente oferecem maior durabilidade, mas escurecem a superfície, então é bom testar antes para decidir a cor desejada. Existem vários tipos de resina, que podem causar efeito brilhante, semibrilhante, fosco ou acetinado na parede. A resina, ao contrário da pátina, se aproxima mais da cor original do tijolo. É bom lembrar que esses finalizadores são, em alguns casos, dispensáveis.

 Qual a manutenção necessária para esse tipo de revestimento? 

É um revestimento bruto, então é ideal para quem não quer ter grandes preocupações. Para facilitar a limpeza, a aplicação de resina é indispensável e deve ser constante. A manutenção precisa ser mais cuidadosa com as paredes externas,  para quem quer evitar o limo. Uma das maneiras de lavá-las é com jato de água e uma pequena lixa de madeira, associada a limpeza convencional. Na minha opinião, o tijolo na área externa fica ainda mais charmoso quando desgastado pelo tempo e associado à vegetação. A manutenção, portanto, varia muito com o perfil do morador.

– Qual o tipo e tamanho mais indicado para os tijolinhos? 

Há inúmeras opções no mercado, são muitos tamanhos, materiais, espessuras e cores. Realmente depende do estilo do projeto, já que é algo tão particular. Eu gosto bastante do tijolo inglês Shiraz da Palimanan, que tem 7,5cm X 22cm e 1 cm de espessura.

Foto: Reprodução

DecoraçãoDicas e ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *