Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Conheça as lojas que investem no trabalho de artesãs pelo mundo

Em tempos de fast fashion, não é incomum nos depararmos com denúncias de trabalho escravo na produção de grandes lojas de departamento. Mas enquanto algumas marcas ainda exploram seus funcionários, outras vêm seguindo na contramão, incentivando o trabalho artesanal de várias partes do mundo.

É o caso do The Little Market, uma loja online fundada pela empresária Lauren Conrad (talvez você se lembre dela no reality show The Hills) em parceria com a amiga Hannah Skvarla, membro da ONG Human Rights Watch. A empresa, que existe desde 2013, vende peças de decoração, bolsas e acessórios feitos por cooperativas de artesãs de países como Bolívia, Peru, Índia, Nepal, Quênia, Gana e Guatemala. Cada item vendido no site é selecionado pessoalmente pela dupla, que viaja por todos os continentes em busca de novas parcerias e trabalhos que possam apoiar.

the-little-market

O mais bacana da história é que, além de ajudar financeiramente esses grupos, elas contribuem para o empoderamento das mulheres de comunidades pobres, que, em muitos casos, dependiam do sustento dos homens para manter suas famílias. Ao produzir para o The Little Market, as artesãs ganham muito mais do que boas condições de trabalho: elas ganham independência para construir seus próprios caminhos.

Lauren-Conrad-The-Little-Market-

Outro projeto parecido é o Rising Tide Fair Trade, criado em 2004 pelas amigas Virginia Dooley e Nicole Jones. A loja online comercializa bolsas e objetos de decoração confeccionados por artesãs indianas, que recebem bons pagamentos para sustentar suas casas e, ainda, investir cada vez mais em seus negócios. Assim como no The Little Market, todas as peças vendidas são únicas e feitas a partir de tecidos tradicionais de cada país.

Uma parte dos lucros da marca é revertida para programas de empreendedorismo para jovens mulheres, ensinando-as a administrar suas próprias empresas. Assim, além de ter itens exclusivos, cada cliente contribui para a valorização do trabalho e da vida dessas mulheres.

bolsa

A boa notícia é que ambas entregam no Brasil – é só enviar um e-mail com seu pedido para orders@thelittlemarket.com ou info@rtfairtrade.com, e elas entrarão em contato! Abaixo, selecionamos algumas das nossas peças preferidas das duas lojas:

 

post-artesanato2

1. Vaso pendente: Rising Tide Fair Trade | 2. Capa de almofada feita na Guatemala: The Little Market | 3. Bowl de palha feito no Senegal: The Little Market | 4. Almofada: Rising Tide Fair Trade | 5. Colher de madeira feita no Quênia: The Little Market | 6. Bolsa Wayuu feita na Colômbia: The Little Market | 7. Bolsa de viagem: Rising Tide Fair Trade | 8. Prato de jantar feito na Tunísia: The Little Market

Fotos: Lauren Conrad, Rising Tide Fair Trade, Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *