Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

A abóbora: uma aliada de peso na alimentação

nutricao-em-casa

Inspirada pelo clima de Halloween resolvi destacar as propriedades de um dos meus alimentos preferidos, a abóbora! Existem diversos tipos de abóboras, a usada no Halloween é a moranga, tradicionalmente conhecida por suas sementes ricas em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim.

cz-decoracao-casa-nutricao-em-casa-abobora-3

(Foto: abóboras via  Shutterstock)

Mas, mais do que isso, a semente também é uma fonte de vitaminas e minerais, com destaque para o magnésio, essencial para o relaxamento muscular. O alimento também contém triptofano, aminoácido responsável por fabricar serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

Portanto, a semente de abóbora é uma ótima opção de lanche da tarde, hora que temos mais vontade de carboidratos ou doces, devido à queda de serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro e é responsável por regular o nosso sono, humor e apetite.

cz-decoracao-casa-nutricao-em-casa-abobora-2

(Foto: abóbora via Shutterstock)

Já a abóbora cabotiã, além de ser uma delícia, é uma ótima fonte de carboidratos, pois tem alto teor de fibras, baixo índice glicêmico e poucas calorias. Para os meus pacientes, sempre recomendo substituir o arroz ou a batata por abóbora, uma vez que o legume é rico em betacaroteno, um antioxidante importante tanto para a saúde dos olhos como para manter aquele bronzeado. Bom, não?!

O ideal é consumir o alimento no lugar da sua porção de carboidrato no almoço ou no jantar. Existem diversas maneiras de preparo, como uma deliciosa sopa de abóbora com gengibre, ótima opção para um jantar light e rico em nutrientes. O gengibre irá conferir sabor e adicionar propriedades anti-inflamatórias e digestivas ao caldo.

Outra opção é a abóbora assada com ervas, como alecrim. Fica uma delícia! Substitui tranquilamente uma batata, sendo uma fonte de carboidrato bem mais saudável. Você pode utilizar ela para preparos de pão sem glúten ou até para fazer um nhoque de abóbora! São inúmeras as opções de preparo.

cz-decoracao-casa-nutricao-em-casa-abobora-1

(Foto: receitas com abóbora via Shutterstock)

Que tal deixa-la mais frequente na nossa alimentação e não somente no Halloween?! Fica a dica!

Até a próxima,

Karina

Veja também: Como montar a lista de supermercado 

E mais: Os 10 mandamentos da cozinha econômica

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *