Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

As cerâmicas da Carol Peraca

Visitando a Casa T-raZak na última semana, tivemos uma grata surpresa: as cerâmicas da Carolina Peraca. Brasileira, nascida no Rio Grande Sul, a designer se mudou para Londres em 2007, onde se formou em Ceramic Design na Central Saint Martins College of Art and Design, e se apaixonou pelas formas naturais e o design de produtos.

De volta ao Brasil em 2014, com a mala cheia de inspirações e referências de suas viagens pela Europa, Carol Peraca se destacou em 2015 (participou da Paralela Gift) ao cria objetos de desejo que trazem técnicas bem antigas de fabricação, e misturam materiais e texturas.

Ao todo já são três coleções: Pinceladas, a mais delicadas de todas, Areia, pratos e bowls feitos no torno com argila de alta temperatura, e as peças com couro. Gostamos tanto, que fomos bater um papo com Carol e conhecer um pouco mais do trabalho da designer. Dá uma olhada:

cz-decoracao-casa-carol-peraca-2

– Como tudo começou, como você foi parar no design?

Desde pequena eu sempre quis fazer pequenos objetos, roupas de boneca, aprendi a bordar com a minha mãe. Estudei dois semestres de Design de Produto antes de me mudar para Londres. Fiz um curso rápido de Furniture Design na Central Saint Martins e me encantei pela faculdade e os workshops! Resolvi que era lá que deveria estudar. Fiz o Foundation in Art and Design – um ano onde se aprende sobre design e arte em geral, e a cada projeto ia focando mais numa área, que pra mim foi Design de Produto. No projeto final, passei o tempo todo no workshop de cerâmica e me apaixonei! É muito gratificante realizar uma ideia, ter um objeto em mãos feito por mim. Depois da exposição, ocorrem as entrevistas, apresentação de portfolios e fui aceita para cursar Ceramic Design, com duração de 3 anos.

– Qual seria sua marca registrada, se é que podemos eleger apenas uma? 

Minhas peças não possuem alto padrão tecnológico, são na verdade técnicas bem antigas que utilizam moldes de gesso para produzir objetos em séries, ou técnicas manuais. Tenho interesse em combinar cerâmica com couro, com metais, acho que o objeto fica inusitado e mais interessante. Vejo a cerâmica como um objeto, um produto, e procuro deixar as peças mais atraentes e diferentes.

cz-decoracao-casa-carol-peraca-3

– Pode nos falar um pouco dessa última coleção, que traz texturas delicadas de uma flor?

A coleção de pratos e bowls de porcelana, é leve, delicada. É o desenvolvimento de um projeto iniciado durante a faculdade. O prato de jantar, chama-se Pincelada e dá cor às peças de forma sutil. O prato de sobremesa Mármore, recebe as linhas e efeitos dessa técnica que eu adoro. Os bowls são neutros, nas cores branco e grafite. Aos poucos novos itens são adicionados à coleção: mini bowls, prato fundo, novas cores, peças decoradas com ouro.

– Tem alguma peça favorita?

Acho que minhas peças favoritas são os vasos Converse. Com um molde reversível fiz dois vasos facetados com superfície marmorizada: a fluidez das linhas coloridas contrasta com a forma. Foi um projeto realizado no segundo ano de faculdade e tirei “A”! Na verdade a coleção Facets (os vasos brancos) que recebeu a nota máxima e experimentei a técnica de marbling (misturar duas cores) um tempo depois. Os vasos foram selecionados para fazer parte do diretório de Design da revista Wallpaper*.

cz-decoracao-casa-carol-peraca-4

– Um balanço de 2015 e um projeto para 2016?

O ano de 2015 foi muito positivo! Em 2014 ainda estava estabelecendo o studio, testando materiais, me frustrando. Nesse ano, expus meu trabalho (na Paralela Gift), criei coleções novas, estou vendendo as peças em lojas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2016 quero participar de feiras, expor meu trabalho novamente e estar em lojas em outros estados.

cz-decoracao-casa-carol-peraca-5

cz-decoracao-casa-carol-peraca-6

cz-decoracao-casa-carol-peraca-7

cz-decoracao-casa-carol-peraca-9

cz-decoracao-casa-carol-peraca-10

cz-decoracao-casa-carol-peraca-11

cz-decoracao-casa-carol-peraca-14

cz-decoracao-casa-carol-peraca-13

cz-decoracao-casa-carol-peraca-15

cz-decoracao-casa-carol-peraca-16

cz-decoracao-casa-carol-peraca-18

cz-decoracao-casa-carol-peraca-19

cz-decoracao-casa-carol-peraca-21

cz-decoracao-casa-carol-peraca-1

(Fotos: divulgação)

1 comentário

  1. Ivanéri Bernardes 27 de novembro de 2015

    Oi, Carol! Cheguei ao teu trabalho através da Paula Borges, minha sobrinha querida… Quero te dar os parabéns, amei o design das peças! Podes me informar onde as encontro, aqui em PoA?
    Trabalho com mosaico, inclusive com louça (picassiète) e cerâmica.
    Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *