Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Mostra Black 2015

Chegando à sua quarta edição, a Mostra Black continua a bem-sucedida missão de reunir arquitetura, decoração, design, paisagismo, cultura, arte e lifestyle em um único lugar. O evento, que acontece pela primeira vez na OCA, no Parque Ibirapuera, conta com a participação de alguns dos melhores profissionais da área, além de lançar novos talentos da arquitetura e decoração.

Nesta edição, a mostra tem como foco a sustentabilidade, que aparece nos materiais escolhidos para os projetos e em tecnologias pensadas para a economia de água e energia elétrica. Vale aproveitar o último fim de semana do evento, que termina no próximo domingo (21), para conferir todos os ambientes em exposição:

CAMILA KLEIN

Prestando homenagem ao arquiteto Ruy Ohtake, Camila Klein une living, jantar e home em seu projeto, inspirado no cotidiano de uma família agitada. Ela usou uma variedade de materiais nobres no ambiente, além de novos padrões de revestimentos nas paredes. Destaque para a lareira com design contemporâneo e o painel de madeira, com acabamento Monet:

Mostrablack-Camila-Klein

CAROLINA MALUHY

A união entre luxo e simplicidade é a proposta do Espaço Deca, assinado por Carolina Maluhy. Misturando materiais trabalhados a cores sóbrias, o ambiente integra o espaço de chuveiros a um jardim de inverno. O uso de tecidos quentes, como o veludo, completa a decoração:

Mostrablack-Carolina-Maluhy

DÉBORA AGUIAR

Tomando um “refúgio urbano” como referência, Débora Aguiar apostou em metais nobres e texturas com pegada invernal, como camurças e couros, para a decoração de seu projeto. “Idealizei o perfil de um casal de moradores sofisticado, viajado, colecionador de arte e antenado em tecnologia, mas, ao mesmo tempo, avesso a excessos e acostumado a receber”, conta a arquiteta. Verde e azul-petróleo garantem os toques de cor do espaço:

Mostrablack-Debora-Aguiar

ERICK FIGUEIRA DE MELLO

Uma área interna inspirada em um jardim externo. Assim é o projeto de Erick Figueira de Mello, que criou um espaço aconchegante com muito verde e móveis de madeira vintage. O arquiteto fez ainda com que teto e parede parecessem dobraduras de papel, com a leveza dos origamis japoneses:

Mostrablack-Erick-Figueira-de-Mello

GUILHERME TORRES

A OCA foi a grande inspiração de Guilherme Torres para seu projeto. Usando como principal referência a época em que o edifício foi construído, em 1954, o arquiteto apostou em um revestimento de parede geométrico e piso com réguas de bambu. Já as cores tiveram como influência a tapeçaria, em tons de azul anil e marrom:

Mostrablack-Guilherme-Torres

JOÃO ARMENTANO

João Armentano queria que seu projeto para a mostra fosse intimista e acolhedor. Assim, apostou em um espaço com formato oval e na mistura de materiais e texturas. Em contraponto à madeira escura, as obras de arte de tons claros equilibram o ambiente, formando pontos de luz:

Mostrablack-Joao-Armentano

JULIANA VASCONCELLOS

Com inspiração no futurismo dos anos 1970, o ambiente assinado por Juliana Vasconcellos tem base neutra, mas traz curvas sinuosas e orgânicas e referências tropicais, inspiradas na obra de Oscar Niemeyer. Ao lado de seu sócio, Matheus Barreto, a arquiteta desenvolveu móveis especialmente para a mostra, seguindo os conceitos de simplicidade e sofisticação:

Mostrablack-Juliana-Vasconcellos

MARCELO BORGES E ARTHUR ATHAYDE

Marcelo Borges e Arthur Athayde apostaram no mix de estilos para criar o living em exposição. Desde o neoclássico ao art déco, temas variados aparecem em detalhes do projeto, que tem a proposta de incentivar a personalidade individual dos moradores. Com a intenção de criar um cenário dramático, a dupla de arquitetos misturou animal print, cores quentes e obras de arte:

Mostrablack-Marcelo-Borges-e-Arthur-Athayde

MARCELO SALUM

Na Sala do Colecionador da OCA, Marcelo Salum criou um espaço projetado para um colecionador de livros com referências variadas, como uma viagem a Paris, o lifestyle do empresário Pedro Sirotsky (apreciador de livros e obras de arte) e o clima proporcionado pela própria OCA. Com decoração clássica, o living reúne referências déco, como as formas geométricas no revestimento da parede, e móveis vintage, garimpados em antiquários paulistas:

Mostrablack-Marcelo-Salum

MAXIMILIANO CROVATO

A proposta de Maximiliano Crovato é trazer um perfume dos anos 1970 a um ambiente contemporâneo. O rosa predominante na decoração é equilibrado pelos móveis de madeira e pelo piso com borda fendi, de estilo rústico:

Mostrablack-Maximiliano-Crovato

OSVALDO TENÓRIO

O espaço assinado por Osvaldo Tenório preserva a memória da Oca. Em meio a um pilar original e desgastado da construção, o ambiente deixa aparentes as inúmeras camadas de tinta e intervenções que recebeu ao longo de 60 anos de existência. A sala de estar é integrada a de jantar em uma decoração que traz bons exemplares de móveis de design brasileiros e obras de arte internacionais:

Mostrablack-Osvaldo-Tenorio

RICARDO BELLO DIAS

O projeto de Ricardo Bello Dias teve como inspiração o filme mudo “One Week”, dirigido por Buster Keaton em 1920. A ideia era criar um espaço que subvertesse o conceito de morar: o piso e as paredes da sala são inclinados, contando com a presença de um painel (em que o filme é projetado) para levar o público a uma sensação de estranhamento:

Mostrablack-Ricardo-Bello-Dias

ROBERTO MIGOTTO

Uma parede escultural em estuque cinza (técnica milenar decorativa na civilização mediterrânea), divide o espaço em um living e uma sala de jantar no projeto de Roberto Migotto. Todo o ambiente é revestido com um papel de parede azul-petróleo, com cortinas de veludo e móveis claros para contrastar:

Mostrablack-Roberto-Migotto

SUITE ARQUITETOS

Com decoração contemporânea, o projeto da Suite Arquitetos traz materiais sofisticados, como o piso de madeira carvalho europeu e a parede em mármore branco Paraná. A paleta de cores sóbria fica mais interessante com os toques de dourado, em peças desenhadas pelo próprio escritório e no mix do design jovem brasileiro com o clássico minimalista escandinavo:

Suite_Arquitetos

TRIPLEX ARQUITETURA

No espaço assinado pela Triplex Arquitetura, o branco é cor predominante, com detalhes em cinza e preto. A base do banheiro é de mármore branco piguês, e as luzes que saem de suas bancadas refletem nos espelhos redondos, remetendo à forma da OCA. O projeto traz ainda soluções interessantes para a economia de água: o mictório Deca Save Design não utiliza água em seu processo de higienização, as torneiras Decalux proporcionam uma economia de até 75% e as válvulas de descarga Hydralux podem reduzir em até 60% o consumo de água:

Mostrablack-Triplex Arquitetura

Fotos: Bruno Conti e Ricardo Bassetti

Serviço

Site: www.mostrablack.com.br
Funcionamento: Dias úteis: 12h às 22h | Finais de semana e feriados: 10h às 22h
Local: Parque Ibirapuera | Museu da Cidade – OCA, pavilhão Lucas Nogueira Garcez
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – s/número – Portão 2
Ingressos à venda na bilheteria da mostra e online

VitrineArquitetos, designers e artistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *