Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Dicas e Ideias

Navegue como ou

Retrospectiva 2016: ideias e inspirações para decorar a mesa posta e a recepção

Ao longo do ano de 2016, reunimos e publicamos no site diversas ideias e inspirações para decorar a mesa posta e a recepção. Alecrim, mini margaridas, pãezinhos e lousa foram algumas delas. Na retrospectiva de hoje, reunimos todos em um post só, para ficar mais fácil para quem vai receber neste começo de ano. Vem ver:

ALECRIM – Todas as ideias estão NESTE LINK!

Retrospectiva 2016: ideias e inspirações para decorar a mesa posta e a recepção

LAVANDA – Todas as ideias estão NESTE LINK!

Mesa posta, Recepção, Decoração, Retrospectiva 2016

MINI MARGARIDAS – Todas as ideias estão NESTE LINK

Mesa posta, Recepção, Decoração, Retrospectiva 2016

TRIGO – Todas as ideias estão NESTE LINK!

Mesa posta, Recepção, Decoração, Retrospectiva 2016

LOUSA – Todas as ideias estão NESTE LINK!

Mesa posta, Recepção, Decoração, Retrospectiva 2016

PÃOZINHO NA MESA – Todas as ideias estão NESTE LINK!

retrospectiva-2016-decoracao-mesa-posta-e-recepcao-08

VASOS COM FRUTAS CÍTRICAS – Todas as ideias estão NESTE LINK!

Mesa posta, Recepção, Decoração, Retrospectiva 2016

MARCADORES DE LUGAR DE FRUTAS – Todas as ideias estão NESTE LINK!

Mesa posta, Recepção, Decoração, Retrospectiva 2016

Veja também: Retrospectiva 2016 – decoração rosa na casa

E mais: Retrospectiva 2016 – decoração com madeira

RecebendoDicas e Ideias

6 marcadores de lugar de origami para a mesa posta

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de receber os amigos. Um item fácil de fazer, mas que brilha aos olhos dos convidados e ainda demonstra carinho da parte de quem recebe é o place cards. O simples fato de você ter pensado no melhor lugar para ele torna a noite ainda mais especial. E não precisa ser nada muito especial. Para te inspirar, separamos 6 marcadores de lugar de origami para você mesmo fazer. Vem ver:

6 marcadores de lugar de origami para a mesa posta

1. Place cards de tulipa amarela | 2. Marcador de lugar de coração |  3. Origami Fortune | 4. Barquinho de papel | 5. Pássaro japonês tsuru | 6. Joguinho vai e volta que pode ter dentro o menu

Veja também: 10 marcadores de lugar com frutas

E mais: Place cards comestíveis

RecebendoDicas e Ideias

Dicas da Perrier-Joüet para servir o champagne na temperatura perfeita

Se tem uma bebida que tem tudo a ver com o Ano Novo e com o espírito de celebração, esta bebida é o champagne. Mas além de escolher uma boa safra, saber a melhor forma de servi-lo é fundamental. Para tirar as dúvidas de temperatura, quantidades e com quais pratos ele combina, batemos um papo Fabyola Soares, brand sommelière da Maison Perrier-Joüet

Dicas para servir champagne, Perrier Jouet

– Qual a temperatura ideal para servir o champagne?

A temperatura ideal seria entre 7 a 9° para o champagne não safrado ( Perrier-Jouët Grand Brut e Blason Rosé) e 10 a 12° para o champagne safrado ( Perrier-Jouët Belle Epoque). Para atingir tais temperatura, em uma champanheira, coloque gelo e água, na medida 1/3 de gelo e 2/3 d’água por 30 minutos, ou na geladeira por cerca de 2:30 a 3 horas.

– Na hora de servir, deixar a garrafa no balde de gelo é a melhor opção ou retornar a geladeira é a mais recomendada?

Manter a garrafa na champanheira ou balde com gelo e água é a melhor opção.

– Como a gente calcula a quantidade ideal para servir em uma taça convencional?

O ideia é colocar 2/3 da taça, e você repõe de acordo com o consumo. Desta forma conseguirá evitar que ele esquente e poderá apreciar o champanhe na temperatura adequada.

Dicas para servir champagne, Perrier Jouet

– Quais as diferenças entre os tipos? 

Champagne é como música, sempre existe um estilo adequado para cada ocasião. A Maison Perrier-Jouët, por exemplo têm Perrier-Jouët Grand Brut e Blason Rosé, que são vinhos não safrados, ou seja, eles são os clássicos embaixadores do estilo da casa e mantêm suas características todos os anos. E existe também a linha dos Cuvées Prestige Belle Epoque, vinhos desenvolvidos somente em anos excepcionais que chegam a levar uma década para estarem prontos. Possuem o estilo floral e lapidado da Maison, porém estes champagnes são de guarda, pois melhoram com o passar dos anos. Só não se esqueça que melhor que guardar um vinho, é tomá-lo. Então se tiver uma garrafa de Champagne, já tem uma ótima ocasião para celebrar…

– Champagne vai bem com que tipos de pratos?

PERRIER-JOUËT GRAND BRUT E BELLE EPOQUE BRUT: são champagnes brancos e secos, com harmonizações mais tradicionais para o estilo vinho branco e mineral. Para o final de ano recomendamos harmonizar com o mix de grãos, arroz com amêndoas e passas, legumes, saladas com molhos agridoces, aves, peixes e o clássico peru de Natal.

PERRIER-JOUËT BLASON ROSÉ e BELLE EPOQUE ROSÉ são champagnes versáteis, pois possuem uma pequena porcentagem de vinho tinto da uva Pinot Noir, o que dá a estrutura e cor com estilo mais gourmet. As harmonizações serão mais ousadas, como pernil de cordeiro assado com frutas vermelhas, chester, tender, lombo e bacalhau ( sim, bacalhau, pois este peixe é mais estruturado). Os rosés também ficam incríveis com salmão e atum.

Dicas para servir champagne, Perrier Jouet

(Fotos e dicas: Perrier-Joüet)

Veja também: 5 dicas para montar o bar em casa

E mais: 5 drinks de gin para happy hour

RecebendoDicas e IdeiasDatas comemorativas

Dobradura de guardanapo no formato de árvore de Natal

Na mesa posta, o guardanapo não precisa ser sempre o coadjuvante. E uma boa ocasião para fazê-lo brilhar é no Natal. Dobraduras e origamis são boas alternativas para quem não tem acessórios como porta-guardanapo temático. Para te inspirar, encontramos no site americano Publix Christmas Made From Scratch este passo a passo super fácil e divertido de árvore de Natal. Dá uma olhada como é fácil deixar sua mesa pronta para a ceia:

Dobradura de guardanapo no formato de árvore de Natal

(Foto: reprodução)

Veja também: 7 ideias para inovar no jogo americano

E mais: Saiba como deixar a ceia de Natal mais light

RecebendoDicas e IdeiasDatas comemorativas

Aprenda a fazer porta-guardanapos de couro

diy-TESOURA

Porta-guardanapos são detalhes que deixam qualquer mesa mais charmosa, não é mesmo? Você tem um jantar com amigos queridos em casa e quer preparar uma mesa diferente, estilosa e com a sua cara. Que tal porta-guardanapos de couro especiais e diferentes e com uma característica a mais: foram feitos por você? Como se isso tudo não bastasse, você ainda pode presentear seus convidados com eles. Quer mais charme e delicadeza que isso?

Diante de tantas vantagens, não se assuste: estes são muito fáceis, você vai fazê-los muito rapidinho e ainda vai se divertir enquanto isso. Topa? Então vamos lá!

Porta guardanapo de couro, Mesa posta, Juliana Daidone, DIY

Material necessário:

Couro
Tesoura
Régua
Giz
Canetas permanente

Corte tiras de 24 cm de comprimento por 3 cm de largura. A 4,5 cm de cada ponta marque com um giz um risco de 2 cm de altura e faça um corte simples com tesoura ou estilete. Mas preste muita atenção a este detalhe: você deve fazer um risco de cada lado da tira de couro. Este corte servirá para encaixar e prender as pontas quando você enrolar o porta-guardanapo para formar o círculo.

O acabamento das pontas ficará a cargo da sua criatividade. Eu fiz em linhas retas em várias direções e usei caneta permanente para dar uma graça no acabamento. Eu usei dourado e prata, mas que tal ousar mais um pouco e fazer desenhos ou acabamento em cores vibrantes? Em cores que combinem com sua toalha de mesa, por exemplo. Ou com seu jogo de jantar. A parte mais gostosa do DIY é poder soltar a imaginação e criar, inventar. E descobrir um pedacinho do artista que existe dentro de cada um de nós.

No vídeo sobre pintura em porcelana eu falo mais um pouco sobre as vantagens e características da caneta permanente especificamente, que é tão útil para quem gosta de criar. De uma olhada lá.

Porta guardanapo de couro, Mesa posta, Juliana Daidone, DIY

Veja também: Flores de papel para usar na decoração

E mais: Aprenda a fazer luminária de nuvem

Juliana Daidone é formada em Marketing e, em 2002, abriu a SaLA. Depois de 6 anos, resolveu se reciclar, partiu para Nova York, fez Parsons, aprendeu muito e voltou para reativar a SaLA com novas propostas. Hoje, mantém uma loja online, dá assessoria a lojistas, mantém um blog e continua cheia de surpresas, mas, no fundo, Juliana é uma arteira, daquelas que botam a mão na massa, sempre a mil por hora, colocando em prática as ideias mais interessantes. E adora compartilhá-las!
RecebendoDicas e IdeiasDIYColunasWe did it