Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

A casa de Donata Meirelles e Nizan Guanaes

A casa de Donata Meirelles e Nizan Guanaes, localizada no Jardim Paulistano, faz parte da própria história de São Paulo. A mansão em estilo colonial português é conhecida como Casa Amarela, devido ao seu exterior de tom ocre brilhante, e ficou bastante famosa por ser a residência de Assis Chateaubriand durante muitos anos.

No final dos anos 1990, três décadas após a morte de Chateaubriand, o pai de Donata Meirelles comprou a casa, que, posteriormente, foi dada como presente de casamento para ela. Sob a posse de Donata, diretora de estilo da Vogue Brasil, a mansão ganhou uma decoração exuberante, assinada por Sig Bergamin.

Amigos de longa data, Sig Bergamin já havia trabalhado no projeto da casa de praia de Guanaes, em Trancoso, e no apartamento de Donata, em Paris. Conhecendo o casal tão bem, não foi difícil para Sig Bergamin criar um projeto que fosse a cara deles.

Em cada ambiente, ele aplicou o seu estilo espirituoso e super eclético, com camadas de cores saturadas e muitas texturas que combinaram com os móveis de vertente clássica e contemporânea. Obras de arte de artistas brasileiros deram ainda mais substância à sofisticada decoração.

A revista Architectual Digest fez uma matéria incrível sobre a casa, na edição deste mês. Mas, para dar um “gostinho”, eles disponibilizaram algumas fotos no site:

Donata Meirelles, com um vestido Oscar de la Renta, com sua filha, Helena Bordon, de Valentino, sentada em uma cadeira com design de Oscar Niemeyer:

decoracao-casa-donata-meirelles-projeto-sig-bergamin-01

Obras de Aberlado Morell (à esq.) e Vik Muniz (à direita) ornam as paredes da sala; os sofás são estofados com tecido Pierre Frey e a mesa de centro espelhada foi desenhada por Bergamin:

decoracao-casa-donata-meirelles-projeto-sig-bergamin-02

A sala de jantar, de ar essencialmente clássico, mas com um toque contempâneo, é composta por um grande lustre Baccarat, uma mesa inglesa do século 19 e cadeiras estilo Luís XVI criadas por Jansen, em 1940. Um grande quadro de Vik Muniz complementa a decoração do espaço.

decoracao-sala-de-jantar-donata-meirelles-projeto-sig-bergamin-03

O quarto do casal ganhou um lindo papel de parede com estampa em azul, combinando com as cortinas e almofadas do sofá de couro da Ralph Lauren Home. Bergamin projetou o dossel. Uma obra de Beatriz Milhazes foi colocada acima da cabeceira, enquanto uma fotografia de Mario Cravo Neto é exibida entre as janelas.

decoracao-quarto-donata-meirelles-projeto-sig-bergamin-04

No banheiro, um tecido de motivo barroco foi usado para forrar as paredes. O resultado ficou incrível!

decoracao-banheiro-donata-meirelles-projeto-sig-bergamin-05

Fotos: Architectual Digest

Home tour

4 Comentários

  1. Raíssa 24 de abril de 2013

    Constance, AMEI que apareceu uma casa brasileira por aqui! Tenta postar umas inspirações tupiniquins com mais frequência, por favor?

    PS: o Sig é incrível mesmo, né? Ainda tô em choque com esse banheiro!

    Um beijo.

    • constance 24 de abril de 2013

      Oi, Raíssa! Tudo bom?

      Não é por falta de vontade, não!! É que é mais difícil encontrarmos fotos de casas/apartamentos estrangeiras por completo…

      Tem um apartamento lindo em SP que está para entrar em breve (eu mesma fui fotografar)!! No segundo semestre, a gente vai ter muito mais casas brasileiras pra postar!! 😉

      Bjss

      PS: o Sig é demaaais!!! 🙂

  2. José-Luiz G. de Montenegro-Magalhães 26 de novembro de 2013

    Sig Bergamin é sempre tradução do que há de mais criativo e elegante ! Parabéns !

  3. Adriana 28 de novembro de 2016

    A casa é linda , excelente post !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *