Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

17 dicas para os ovos perfeitos

Além de ser uma ótima fonte de proteína, o ovo é um dos alimentos mais versáteis da nossa cozinha! Mas será que você consegue acertar no ponto de todas as variações do ingrediente? São muitos os detalhes para que o ovo saia perfeito – o tempo de cozimento, a temperatura do fogo, a panela… Por isso, com a ajuda da Dedo de Moça, separamos algumas dicas que podem úteis na hora de prepará-lo!

Mas, antes de ir para a cozinha, é importante lembrar de conferir se o ovo está estragado! Para isso, basta colocá-lo em um copo d’água fria: o ovo fresco, por estar cheio, vai afundar na água. Como, com o passar do tempo, a quantidade de ar dentro dele aumenta, um ovo podre vai se manter na superfície do copo!

COZIDO

ovos-cozidos

A primeira dica da Dedo de Moça é colocar a água para ferver com uma colher de sopa de vinagre, que ajuda a clara a ficar durinha e evita a formação daquela camada cinza em volta da gema! Também é importante não colocar o ovo muito gelado na água quente, porque a casca é fininha e quebra com facilidade.

Quanto ao ponto da gema, vale anotar: de 3 a 5 minutos, a clara fica sólida por fora e leitosa por dentro; de 5 a 6 minutos, a gema fica semilíquida e clara firme para ser descascada; de 10 a 15 minutos, a clara e a gema ficam sólidas e completamente cozidas. O infográfico abaixo ilustra bem esse processo:

ovos

Para separar melhor a casca da clara cozida, você pode dar um “choque térmico” no ovo colocando-o debaixo de água gelada!

FRITO

ovos-fritos

Para que o ovo fique macio e sem crosta, você pode colocá-lo na manteiga a cerca de 120 graus (quando a manteiga para de chiar, mas ainda não escureceu). Se preferir óleo, vale pingar uma gotinha de água e esperar que ela pare de espirrar antes de jogar o ovo!

Para a gema ficar molinha, o fogo deve estar em temperatura média. Mas, se você preferir a gema mais dura, deixe o fogo baixo, assim a gema cozinha e a clara não queima. Se a temperatura do fogo estiver muito alta, o ovo não fica macio, mas fica com a superfície crocante.

MEXIDO

ovos-mexidos

Um bom ovo mexido precisa ser batido constantemente, em fogo super baixo. Para dar cremosidade extra, você pode colocar uma colher de sopa de creme de leite ou de leite fresco! Outra boa dica é tirá-lo do forno antes do ponto, porque o cozimento continua por alguns minutos.

POCHÊ

ovos-poche

O ovo pochê pode parecer complicado, mas alguns truques vão te ajudar a dominar a técnica! Quanto mais fresco e gelado estiver o ovo, mais chances de sua receita dar certo. Para evitar que a gema se rompa, a água deve estar em temperatura bem baixa – e vale adicionar vinagre, assim como na água do ovo cozido!

Fazer movimentos circulares com uma colher, colocando o ovo no meio do “redemoinho” formado, também ajuda. Para um ovo com gema mole, 3 a 5 minutos de cozimento são o tempo ideal!

Fotos: Reprodução

1 comentário

  1. Lúcia Melo 26 de maio de 2016

    Adoreeeiii… Mto útil! Levei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *