Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Tudo o que você precisa saber antes de comprar a mesa de jantar

Comprar a mesa de jantar dos sonhos vai muito além de escolher bom material, peça de design ou aquela que combina perfeitamente com o resto da sua decoração. Se atentar às medidas e distâncias da mesma em relação aos outros móveis e paredes é fundamental para não acabar com um elefante branco na sua sala de jantar. Pensando nisso, recorremos ao arquiteto Nildo José para conseguir boas e valiosas dicas para você acertar em cheio. Dá uma olhada:

QUAL O PRIMEIRO CUIDADO QUE UM MORADOR PRECISA TER NA HORA DE ESCOLHER A MESA DE JANTAR?

Conforto e circulação são dois pontos que merecem destaque na hora da escolha. Além do tamanho e modelo da mesa, o espaço precisa ser cuidadosamente pensado, já que ela não deve atrapalhar na circulação dos moradores e convidados, e precisa ser confortável para o número de pessoas/cadeiras.

A MESA DEVE SER A PRIMEIRA OU A ÚLTIMA PEÇA A SER COMPRADA?

O passo inicial é ter um layout e se basear nele na compra das peças, sempre tendo em vista as questões ligadas ao conforto e à circulação. As cadeiras e as mesas podem até ser compradas separadamente, não é preciso seguir uma ordem sequencial exata, ao contrário do que muitos pensam. É preciso, no entando, se preocupar com a harmonia dos materiais, o encaixe das cadeiras na mesa (principalmente se houver braços) e com as medidas apresentadas no layout.

ALGUM MATERIAL NÃO É RECOMENDADO PARA MESAS E CADEIRAS? 

Aqueles materiais que riscam, mancham e se desgastam rapidamente com o tempo devem ser evitados. Um outro ponto que deve influenciar na escolha é a facilidade na hora da limpeza e a resistência do material escolhido às altas temperaturas, já que apoiamos refeições e travessas quentes eventualmente. Também é importante ficar atento a cada casa (caso). Se há crianças, por exemplo, é bom desconsiderar tampos de vidro, evitando acidentes. Os mármores/pedras também devem ser escolhidos com cautela, já que podem manchar, se não recebem o tratamento ideal. Em relação aos estofados das cadeiras, a escolha também deve se basear na facilidade da limpeza e no conforto. Respingos de molhos, bebidas e comidas são comuns; e os estofados precisam ser limpos facilmente. Desse modo, é sempre bom fazer um tratamento impermeabilizante nos tecidos ou optar por superfícies laváveis ou até mais resistentes, como derivados do plástico/acrílicos, couros e madeiras.

dica-de-decoracao-para-comprar-a-mesa-de-jantar-3

FALANDO DE MEDIDAS, TEMOS ALGUM PADRÃO MÍNIMO ACEITÁVEL? 

Em média, é indicado considerar 60 cm por pessoa na mesa. Considerando as medidas mínimas, o indicado para tampo de mesa são:

mesa

E COM RELAÇÃO A DISTÂNCIA DA MESA: 

CADEIRAS X PAREDES: É importante que o espaço ao redor da mesa (já com as cadeiras) seja de no mínimo 0,80cm para permitir a circulação. No entanto, 1,20m é a medida ideal, dando certa liberdade de passagem quando a mesa estiver em uso, com pessoas sentadas. Essas medidas definirão o tamanho do tampo e o formato da mesa na hora do estudo do layout, assim como o modelo das cadeiras que devem ser compradas.

ENTRE AS CADEIRAS: O mínimo de espaço destinado a cada cadeira deve ser de 60 centímetros, mas, claro, depende muito do modelo da cadeira escolhida. O ideal, no entanto, é que esse espaço seja maior ou igual a 80 centímetros, para proporcionar maior liberdade aos braços na hora das refeições.

ASSENTO DA CADEIRA E A MESA: A altura padrão da mesa deve ficar entre os 70-75 centímetros e a cadeira escolhida deve respeitar essas medidas. A cadeira de altura ideal é aquela em que os pés ficam apoiados no chão e o joelho fica dobrado a 90 graus de forma confortável com a mesa.

mesa2

E, POR ÚLTIMO, PODE DAR ALGUMA BOA DICA OU ALERTA PARA QUEM QUER INVESTIR EM MIX DE CADEIRAS? 

O primeiro passo na hora de fazer um mix de cadeira é separar referências que agradem ao morador, seguindo, assim, uma linha de estilo. Fazer uma espécie de ”board” de fotos dos modelos de cadeiras pré-selecionados, antes de realizar a compra, onde se estuda a melhor composição para formar o mix também é um excelente caminho para se obter um resultado belo e cheio de estilo.

VEJA TAMBÉM: 10 salas de jantar com poltrona Oscar

E MAIS: 10 salas de jantar com mesa rústica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *