Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

10 dicas para decorar o banheiro com madeira

Madeira é, sem dúvida, o material mais certeiro quando se busca um ambiente acolhedor, aconchegante e aquecido. É tão usada, que até nos banheiros ela faz sucesso. Porém, assim como todo material natural e poroso, a madeira não é a melhor amiga da umidade. Por isso, fomos conversar com o arquiteto Diego Revollo, que deu dicas valiosas para decorar o banheiro com madeira. Dá uma olhada:

decoracao-banheiro-com-madeira-entrevista-diego-revollo-capa

Pode aplicar madeira em qualquer parte do banheiro?

É possível usar madeira em qualquer parte do banheiro. A questão é saber escolher o tipo de madeira conforme o local onde será aplicada. Quanto mais exposta a umidade e a água maiores os critérios da escolha e cuidados na forma de aplicação e manutenção.

Como funciona a questão do molhar?

A principio, lâminas ou folhas de madeira não apresentam resistência a água. A única madeira que apresenta maior resistência a água é a madeira maciça. Ainda assim, ela trabalha com a umidade e não está isenta de manutenção. Portanto, para áreas em contato direto com a água, como o box, vale a comparação com os decks de madeira usados em piscina tanto para durabilidade como para manutenção.

Ela não estraga, incha ou apodrece com o vapor d’agua?

Quando não está diretamente exposta a água e trata-se apenas do vapor do dia a dia, a madeira não oferece maiores problemas. Por exemplo, no uso de gabinetes de banheiro seu uso é corriqueiro e mais que liberado, já que normalmente essa área não está em contato direto com o box.

decoracao-banheiro-com-madeira-entrevista-diego-revollo-4

A madeira precisa de algum tratamento especial para ser aplicada no banheiro?

Com exceção da área do chuveiro, ela pode ser usada sem nenhum tratamento especial.

Alguma madeira em especial é mais recomendada? E tem alguma que não pode?

Madeiras maciça são as mais recomendadas sendo a Teka a com maior resistência. Diferente das outras áreas da casa, onde folhas de madeira são comumente usadas no mobiliário, no banheiro deve-se evitar. A folha, por ser apenas uma lamina fina, apresenta resistência menor e sua durabilidade é mínima em contato com a umidade.

Algum revestimento que traz a impressão de madeira que recomenda?

Para pisos, os revestimentos de porcelanato imitando madeira natural estão em alta, pois, do ponto de vista estético, finalmente chegaram em um padrão muito próximo a madeira natural – tanto na questão da cor como desenho dos veios e textura. Portanto – e ao contrário de antigamente -, as “imitações” da madeira natural estão liberadas e recomendadas já que a manutenção praticamente inexiste e a durabilidade é inquestionável.

decoracao-banheiro-com-madeira-entrevista-diego-revollo-2

Qual a vantagem principal de usar madeira no banheiro?

A principal vantagem é “aquecer” o ambiente. Todo material natural traz aconchego, e a madeira possibilita infinitos resultados estéticos, que vão desde um acabamento mais rústico até um extremamente sofisticado.

E a desvantagem?

Como todo material natural, ele não gosta da umidade e está sujeito ao envelhecimento, portanto requer uma manutenção maior e até preventiva. Com a proliferação dos materiais sintéticos e industrializados, a madeira natural acaba tendo um custo maior que em alguns casos pode inviabilizar ou restringir seu uso.

Alguma dica para não ficar com muita cara de casa de campo?

Um desenho limpo, com menos detalhes decorativos e linhas retas passará longe da ideia da casa de campo. A madeira sendo uma material que pode ser trabalhado de diversas formas, pode entrar facilmente em diversas propostas de projeto. Sempre pensada em conjunto com outros revestimentos, como louças e metais. Lembre-se, o conjunto é que dará identidade ao projeto e não elementos isolados.

decoracao-banheiro-com-madeira-entrevista-diego-revollo-1

(Fotos: Diego Revollo)

Veja também: 13 banheiros com madeira inspiradores

E mais: 10 lavabos com parede de pedra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *