Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Tipos de tapetes

tipos-de-tapetes-capa

Há tantos modelos de tapetes disponíveis no mercado que, na hora de escolhê-los, é inevitável sentir dúvida! Conversamos com a By Kamy, uma das principais lojas de tapetes de São Paulo, para saber um pouco mais sobre alguns dos principais tipos:

O interessante é que os estilos dos tapetes representam a vivência e essência de seus artersãos, já que, há muito tempo, os “quadros” dos nômades era a tapeçaria, em que eles retratavam os detalhes que os cercavam.  Os tapetes aubusson, de origem francesa, por exemplo, retratam muito do estilo francês provinciano e florido, com padronagens que remetem a um ambiente clássico:

tipos-de-tapete-aubusson

Já os Kilins são peças modernos, que trazem um ar despojado e contemporâneo. Esse tipo é um “coringa”, já que se encaixa bem em qualquer ambiente. Uma curiosidade: Kilim, significa tapete sem pelo – ou seja, a própria trama é o desenho do tapete:

tipos-de-tapete-kilim

Os tapetes de tear, por sua vez, são tipicamente brasileiros, com acabamento e aspecto mais rústicos, até mesmo pela escolha de sua matéria prima:

tipos-de-tapete-tear

Originário do Irã, o tapete Zili, recebe esse nome por causa de seu ponto diferenciado, que lembra uma seta. Nesse caso, o próprio sentido do ponto pode fazer o design do tapete. Além de ser facilmente combinável, esse modelo se destaca por ter um material agradável ao toque:

tipos-de-tapete-zili

escolha do tapete ideal vai depender da finalidade. Assim, um tapete para o banheiro deve ser mais denso, para que absorva a água. Já para a sala de jantar, a peça precisa ser bem resistente, uma vez que ficará em atrito com as cadeiras e também correrá o risco de possíveis manchas de líquidos ou alimentos.

Fotos: By Kamy/ Reprodução

Dicas e ideias

3 Comentários

  1. by Kamy 13 de fevereiro de 2015

    Adoramos a matéria. Ficou incrível! Parabéns, Constance Zahn!!

  2. Karina 6 de setembro de 2015

    Olá! Adorei a matéria, mas tenho uma dúvida é gostaria de saber se vocês têm alguma dica de sobre como escolher os tapetes, não só pelo seu material e finalidade, mas também como combinar na decoração. Tenho dúvidas se ele pode se destacar da decoração, mais colorido ou mais liso.
    Aguardo resposta.
    Muito obrigada!

    • Constance Zahn 7 de setembro de 2015

      Olá, Karina. Tudo bem?

      Vou pensar num post para te ajudar nessa questão!

      Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *