Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

Sala é repaginada com os princípios da decoração de reuso

Nem sempre redecorar e reformar quer dizer trocar tudo por itens novos. Muitas vezes, o simples reposicionar dos móveis e acessórios pode transformar seu ambiente. Esta é a filosofia da decoração de reuso, e para entender melhor como funciona, conversamos com Ana Viana e Bárbara Ávila, do escritório Buji, expert na aplicação da técnicas. “Percebemos cada vez mais que nosso trabalho é ouvir e interpretar histórias e desejos, é fazer o cliente pensar no que quer mesmo adquirir, no que tem em casa que pode ser usado ou descartado. E depois, de forma ágil, executarmos os detalhes que faltam – pintar, comprar coisas novas, decorar. Nosso trabalho é reconectar o cliente às escolhas que ele já fez e ajudá-lo a organizar o ambiente de um jeito funcional”, explica Ana.

Pedimos um exemplo prático, elas compartilharam com a gente um dos projetos que fizeram. (O legal é procurar cada item no antes e depois). A sala comprida se dividia em dois ambientes quase que distintos, e ficava uma espécie de buraco no meio, por isso um dos maiores desejos da cliente era deixar tudo mais integrado. Do lado esquerdo da sala (vista desse primeiro vão logo a passar pela porta de entrada) é a parte do espaço onde se pode ver a sala de jantar. Quando recebe os amigos, esse espaço é bastante usado para conversar e ouvir música. A cliente se desfez das antigas poltronas e o escritório trouxe para esse canto um dos sofás que antes ficava no outro lado da sala e ele recebeu a mesma tapeçaria que o sofá que já ficava nesse lado (mesmo ambos sendo de modelos diferentes).

Antes:

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-01

Depois:

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-02

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-03

A prateleira que antes ficava do outro lado da sala ganhou pintura branca e foi reposicionada nesse novo ambiente para receber as esculturas e suvenires trazidos de viagens. Para esse lado também foram colocadas obras que estavam mal posicionadas em outros cantos da casa, como um vaso vermelho e um quadro do artista Galeno, que ganharam mais destaque nesse ambiente agora mais clean. O antigo tapete da sala de jantar, que por ser maior, integrou o ambiente recebendo as banquetas Barcelona. Ana e Bárbara aproveitaram para inverter também as mesas de centro e trouxeram para esse lado a mesinha redonda, que por ser menor deixa mais fluida a circulação entre os 2 sofás.

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-04

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-05

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-06

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-07

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-08

Antes:

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-09

Depois:

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-10

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-11

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-12

antes-e-depois-decoracao-de-reuso-13

(Fotos: Flare Fotografia / Divulgação)

Veja também: 15 salas de estar com papel de parede chinoiserie

E mais: Biblioteca flutuante transforma living de apaixonado por livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *