Casamentos Babies & Kids 15 anos

Receitas

Torta de limão siciliano

torta-de-limão-siciliano-the-blind-taste-01

Receita e foto: The Blind Taste

Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes:

Massa “Brisée”
250g de farinha
125g de manteiga sem sal
50ml de água gelada
5g de sal
1 gema de ovo caipira
Creme de Limão Siciliano
150ml de suco de limão siciliano exprimido
100g de açúcar
125ml de creme de leite
2 ovos caipiras
2 gemas de ovos caipiras
25g de maizena
25g de manteiga sem sal

Modo de preparo:

1. Para uma massa “brisée” dar certo você não pode trabalhá-la demais com as mãos. Há várias maneiras de fazê-la. Eu começo misturando a farinha com a manteiga (em pequenos cubos). Depois, coloque esta mistura “en fontaine” (como num pequeno poço) e acrescente a gema, a água e o sal depositados no meio desta “fonte”. Misture tudo com dois dedos até obter um bola de massa bem homogênea. Envolva a massa em filme plástico e deixe que ela repouse na geladeira por pelo menos trinta minutos.
2. Enquanto isto, pré-aqueça seu forno à 180°C e prepare o creme de limão: ferva o suco de limão com 50g de açúcar, e em uma outra panela ferva o creme de leite separadamente. Em uma tigela misture os ovos, as gemas, 50g de açúcar e a maizena. Acrescente o suco de limão. Acrescente o creme de leite. Envolva com papel filme e reserve.
3. Em seguida, retire a massa folhada da geladeira. Você vai abri-la numa bancada enfarinhada (sem excesso), com um rolo de madeira (ou uma garrafa de vidro limpa). Prepare a forma com papel manteiga – será mais fácil desenformar a torta com segurança e limpá-la posteriormente.
4. Faça furinhos na massa com um garfo para deixar sair o ar e, se precisar, utilize como peso (para um melhor cozimento da massa) ervilhas, grão de bico ou feijões, protegendo-a com uma segunda camada de papel manteiga. O tempo de cozimento depende do seu forno, digamos uns 15 minutos; depois retire delicadamente a massa da forma, assim como o papel manteiga para que a massa cozinhe por inteiro. Mais 10 minutos serão suficientes.
5. Cozida a massa, espere que ela esfrie. Acrescente a manteiga amolecida ao creme, misturando bem, e recheie sua torta!

Brasileiro com descendência italiana, Felipe Terrazzan é o nome por trás do The Blind Taste. Unindo sua paixão por culinária, música e criatividade, ele desenvolve receitas práticas e deliciosas. Além do site, Felipe pode ser encontrado na cozinha do Restaurant Bones, em Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *