Casamentos Babies & Kids 15 anos

Receitas

Torta de framboesa

receita-torta-de-framboesa

Receita e foto: The Blind Taste

Ingredientes:
1 grande porção de framboesa
Massa doce
250g de farinha peneirada
125g de manteiga sem sal
100g de açúcar cristal
1 gema de ovo caipira
30ml de água fria
5g de sal refinado
Creme
500ml de leite
125g de açúcar cristal
40g de farinha peneirada
4 gemas de ovos caipiras
1 maço de baunilha

Modo de preparo:

1. Há várias maneiras de fazer uma massa para torta doce, mas eu penso que a maneira mais certa é trabalhar dentro de uma grande tigela e não sobre uma bancada. Comece desmanchando a manteiga com uma espátula ou uma colher de madeira. Abra, misture e remexa até que ela fique untuosa sem estar derretida.

2. Misture a manteiga ao açúcar para obter um creme, acrescente a gema, a água e o sal…faça isto com dois dedos, sempre com movimentos circulares.

3. Por fim, incorpore progressivamente a farinha peneirada até conseguir uma bola homogênea. Dependendo do tamanho de sua forma, divida a massa em duas porções.

4. Cubra com filme de pvc e deixe em repouso na geladeira por pelo menos 30 minutos.

5. O creme também é muito fácil de fazer! Durante o preparo é preciso ter cuidado na hora de acrescentar a farinha, para ele não ficar empelotado, e com a temperatura de cozimento, não deixando o creme queimar, mantendo-o homogêneo.

6. Comece retirando todos os grãos da baunilha. Corte-a em duas e depois amasse bastante com a ponta de uma faca para retirar qualquer sobra. Coloque a baunilha em efusão no leite e deixe ferver.

7. Em uma tigela a parte, faça um creme com o açúcar. Incorpore a farinha. Acrescente uma parte do leite fervido na tigela e misture até que a massa se liquidifique.

8. Acrescente o resto do leite. Leve tudo isto para uma panela. Quando se coloca a farinha em um creme ou em um molho é obrigatório que ele cozinhe pelo menos por 4 minutos sem alcançar fervura. Isto permite retirar o gosto desagradável que a farinha tem.

9. Mexa o creme sem parar para que o fundo não queime e para que ganhe consistência. Retire do fogo.

10. Proteja com filme pvc para que ele não seque e deixe esfriar.

11. Retire sua massa da geladeira, abra com um rolo (ou com uma garrafa de vidro limpa) e, se possível, coloque papel manteiga forrando suas formas, isso sempre facilita as coisas!

12. Asse a massa sem recheio, assim o fundo assa primeiro. Você pode utilizar pesos de cozimento improvisados, forrando a superfície da massa com papel manteiga e colocando dois dedos de lentilhas, feijão, ou grão de bico. 20 a 30 minutos à 170°c serão suficientes para que a massa esteja dourada por inteiro.

13. Uma vez fria, preencha com o creme e por cima distribua as framboesas frescas, já limpas.

Se não for servi-la imediatamente, use um tupperware ou deixe-a protegida em um espaço fechado, como o micro-ondas. Se ela ficar exposta ao ar, o creme vai secar, o que será uma pena!

Rendimento: 8 pessoas.

Brasileiro com descendência italiana, Felipe Terrazzan é o nome por trás do The Blind Taste. Unindo sua paixão por culinária, música e criatividade, ele desenvolve receitas práticas e deliciosas. Além do site, Felipe pode ser encontrado na cozinha do Restaurant Bones, em Paris.

1 comentário

  1. Laura 23 de julho de 2014

    Só de olhar essa foto já da vontade de experimentar, deve ser uma delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *