Casamentos Babies & Kids 15 anos

Receitas

Peru com molho de frutas e baunilha

receita-PERU-COM-MOLHO-DE-FRUTAS-E-BAUNILHA-dedo-de-moca

Receita: Dedo de Moça | Foto: Carol Milano

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

1 peru limpo (mais ou menos 3,5kg)

*Se o peru vier temperado, não é preciso marinar.

Suco de 6 tangerinas coado (ou laranja)

500g de manteiga

– Marinada:

2 cebolas picadas

4 dentes de alho esmagados

3 folhas de louro fresco

350ml de vinho branco seco

Sal e pimenta do reino a gosto

– Molho:

4 figos frescos (ou manga)

20 damascos secos

4 pêssegos

2 colheres de sopa de maisena (ou o suficiente para engrossar)

1 fava de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

1. Tempere o peru na véspera com cebola picada, dentes de alho esmagados, louro, vinho branco, sal e pimenta do reino (deixe dentro de uma travessa coberta na geladeira e vire o peru a cada 2h).

2. Delicadamente, com a ajuda de uma faca de legumes e sua mão (isso mesmo!), descole a pele do peru, apenas a pele do lado do peito. Besunte 100g da manteiga por dentro da pele e feche novamente. (Se tiver dificuldade com essa parte besunte manteiga apenas por cima da pele).

3. Coloque o peru junto com a marinada coada em uma assadeira, adicione o suco de tangerina, 100g de manteiga em pedaços e cubra com papel alumínio.

4. Asse em forno pré aquecido a 180°C por 3 horas. De vez em quando abra o forno e regue o peru com o caldo que se formou na assadeira e pincele mais 100g de manteiga por cima do peru.

5. Tire o papel alumínio, besunte o pernil com o restante da manteiga (200g) e leve ao forno a 250°C novamente até dourar (mais ou menos 30 minutos, dependendo do forno).

Molho:

1. Retire o peru da assadeira e coe o caldo que se formou.

2. Despeje  esse caldo em uma panela, junte os damascos picados e as sementes de uma fava de baunilha (corte a fava ao meio no sentido do comprimento, com o auxílio do cabo de uma colher de café raspe as sementes que ficam no interior da fava), se quiser coloque a fava junto para ferver, leve ao fogo, espere ferver e diminua a chama. Deixe 5 minutos. Retire a fava de baunilha e descarte-a.

3. Dissolva a  maisena em ½ xícara (chá) de água fria. Vá colocando aos pucos e mexendo bem para não formar grumos.

4. Adicione o pêssego e o figo (cortados em cubos) e deixe por 1 minuto (ou até estarem macios, porém sem desmanchar). Tempere com sal e pimenta do reino, se necessário.

5. Sirva o peru acompanhado do molho.

Tempo de preparo: 4 horas

Dificuldade: Média

Dedo de Moça ensina a comer bem em casa. Além das receitas que você encontra aqui, as chefs Mayra e Patricia Abbondanza comandam um time de chefs que dá aulas para quem quer aprender a cozinhar e dão consultoria para quem quer montar uma cozinha gourmet em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *