Casamentos Babies & Kids 15 anos

Receitas

Empanadas

empanadas2

Foto e receita: The Blind Taste

Ingredientes

Massa:

– 450g de farinha
– 120g de manteiga sem sal
– 15g de fermento
– 5g de sal

Recheio:

– 400g de carne moída / proteína de soja texturizada
– 12 azeitonas verdes sem caroço, picadas
– 2 ovos caipiras cozidos (duros)
– 30g de uvas passas
– 1 pimentão verde sem sementes, picado
– 1 cebola
– 15g de cada: páprica, orégano e cominho
– Azeite de oliva extra virgem
– Sal & pimenta
– Açúcar

Modo de preparo:

Para a massa, misture a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Acrescente a manteiga cortada em cubos e obtenha uma massa esfarelada como se fosse fazer crumble. Coloque um pouco de água fria (uma colher de café de cada vez) até que a massa pareça mole (3-4 colheres de café serão suficientes). Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e deixe repousar na geladeira por 1 hora.

Agora, o recheio! Comece fervendo os ovos por dez minutos até que fiquem duros. Deixe que esfriem em água corrente, descasque-os e pique. Reserve.

Esquente um pouco de azeite em uma frigideira e coloque a cebola picada. Cozinhe em fogo brando até que ela fique translúcida, depois dourada. Acrescente o pimentão e a carne moída/proteína texturizada. Aumente o fogo até que tudo esteja dourado e depois acrescente a páprica e o orégano. Retire do fogo e acrescente as uvas passas, as azeitonas, o cominho e os ovos picados. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.

Para moldar as empanadas, retire a massa da geladeira. Abra numa bancada enfarinhada e faça círculos de 12cm. Recheie a metade de cada círculo, depois, molhe as bordas com um pouco de água, dobre a metade vazia sobre a recheada e termine com um garfo, colando as bordas, marcando-as para que fiquem bem bonitas e fechadas.

Para a etapa final, você pode escolher: ou frite todas juntas até que fiquem douradas e bem cozidas, ou passe sobre elas um gema batida e asse as empanadas à 200° C, durante 25 minutos.

De todas as formas, salpique um pouco de açúcar sobre elas antes de servir, para um toque complementar.

Rendimento: 12 pessoas.

Brasileiro com descendência italiana, Felipe Terrazzan é o nome por trás do The Blind Taste. Unindo sua paixão por culinária, música e criatividade, ele desenvolve receitas práticas e deliciosas. Além do site, Felipe pode ser encontrado na cozinha do Restaurant Bones, em Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *