Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Os tipos de sal e para que serve cada um

nutricao-em-casa

O brasileiro consome, em média, 15g de sódio por dia – já incluindo o sal presente nos alimentos –, uma quantidade muito acima do ideal. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a recomendação de consumo é de, no máximo, 5g por dia.

Essa ingestão exagerada está muito ligada à quantidade de sal adicionada às preparações, mas também aos alimentos industrializados, como biscoitos, pães, bebidas lácteas, macarrão instantâneo, entre outros.

Com o intuito de frear esse consumo ou torná-lo mais saudável, as prateleiras do supermercado se encheram dos mais diversos tipos de sal, deixando todo mundo em dúvida quanto ao tipo mais recomendado para consumo, afinal o sal não é composto apenas por sódio, mas também por diversos outros minerais.

Nutrição em família, Tipos de sal

Abaixo, esclareço um pouco do que se trata cada um deles.

  • Sal de cozinha ou refinado: Processado para redução de suas impurezas – o que também contribui para a redução de seus minerais – é o tipo mais utilizado pelas famílias brasileiras e o menos recomendado. Por ser refinado, suas partículas são menores e mais potentes. Um grama contém 400mg de sódio. (Para fins de comparação, uma col. (sopa) de sal refinado contém, aproximadamente, 13g).
  • Sal Marinho: Obtido a partir da evaporação da água do mar, contém mais minerais do que o sal refinado, no entanto um grama contém 420mg de sódio.
  • Sal Rosa ou Sal do Himalaia: É um sal mais puro, que tem suas condições originais preservadas e o mais recomendado. Um grama tem 230mg de sódio, uma quantidade bem menor do que a do sal refinado, mas ainda assim deve ser consumido com moderação.
  • Flor de Sal: Com sabor mais intenso e textura crocante, a flor de sal é um aglomerado de cristais que se formam na superfície das águas de cristalização das salinas. Ideal para ser acrescentado após as preparações, um grama contém 450mg de sódio.
  • Sal Negro: Possui composto sulfúrico e ferro em sua composição, responsáveis por conferir um sabor diferente à substância. Um grama contém 380mg de sódio.
  • Sal do Havaí: Com coloração mais avermelhada por conta da presença de argila havaiana, rica em dióxido de ferro, um grama contém 390mg de sódio.
  • Sal Defumado: Seu sabor especial vem da defumação feita sobre chamas de madeira. Um grama contém 395mg de sódio.
  • Sal Light: Usado por pessoas com restrição de sódio na dieta, é composto por 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio, não devendo ser usado por pessoas com problemas renais.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Veja também: Descubra qual o melhor óleo para usar na cozinha

E mais: Germinação de grãos para agregar valor nutricional à dieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *