Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Mesas para celebrar

Navegue como ou

Decoração rústica em vinho, dourado e vermelho para a mesa de Natal

fabiana-moura-02-1

O que me encanta ao fazer uma decoração de Natal é que podemos encontrar diversas maneiras de compor e criar dentro desse padrão pré-definido pelo tema. Podemos brincar só com o vermelho, só com o dourado, dourado com prata, verde com vermelho, enfim… criar e recriar a cada ano para inovar e sair do óbvio.  Para o editorial deste ano, clicado pelo querido Roberto Tamer, resolvi apostar em um conceito mais rústico, algo que remeta à uma floresta nevada, com bastante madeira e elementos secos. E associados à esta textura da madeira e estes tons de marrom, brinquei com os tons de branco, café com leite, um vermelho mais fechado (um tom entre o cereja e o vinho), e toques do dourado para dar aquele charme glamouroso. Amei esse mix de texturas o que contribuiu totalmente para deixar o resultado mais despojado e aconchegante, mas sem perder a sofisticação que a ocasião pede.

Tudo começou com uma escolha acertiva: a mesa laqueada nude da Voilá Festas. Esse tom deu uma base neutra para toda a composição e deixou todo o destaque para os toques do cereja com o dourado. Outro que amei, e quis trazer de inspiração para vocês, foi a substituição de um sousplat por uma bolacha de madeira. Não ficou simplesmente demais? As cadeiras vermelhas são da Santa Festa.

Para os guardanapos, sempre adoro propor novas possibilidades. E aqui, fiz a seguinte brincadeira: uma dobra retangular horizontal envolvendo os pratos e por cima o menu, ao lado de um lindo cookie decorado da Sweet Carolina e um galho seco de eucalipto para arrematar. Puro charme!!

Outro destaque dessa mesa foi, sem dúvida, toda a criação floral da Lucia Milan! Gente, o que é este centro de mesa, alguém me explica?? Começando por este tronco maravilhooooso super orgânico e rústico. Aí vem a Lú e cria simplesmente uma obra de arte em partes dele, algo como se tivesse saído da natureza mesmo, como se brotasse do próprio tronco, um espetáculo à parte!! Amei a forma, as cores, os elementos, as texturas, tudo!! Ela utilizou eucalipto seco, solanos (frutos do nordeste pintados de dourado), folha de embaúba desidratada que segundo suas palavras “você pega do chão mesmo” (e que para mim foi o toque de mestre, absolutamente lindo), cravo vinho, rosa black, ornitogalo, amaranto vinho, galhos de algodão, folhagens pintadas de dourado, carqueja seca e outros elementos secos. Um mix muito rico, criativo e totalmente fora do óbvio.

E para arrematar toda a composição, utilizei caminhos de mesa xadrez da Santa Festa também totalmente integrados à paleta, as cadeiras no mesmo tom de vermelho cereja, mimos dourados como a silhueta de rena e prismas de vidro e mini redomas de vidro com cerejas dentro. Aqueles detalhes que encantam e fazem toda diferença, não é mesmo?

Fotos: Roberto Tamer | Decoração: Fabiana Moura | Projeto floral: Lucia Milan | Mesa: Voilá Festas | Cadeiras e enxoval: Santa Festa | Cookies decorados: Sweet Carolina

Fabiana Moura é formada em Arquitetura e Urbanismo, e em 2009, fundou a Fabiana Moura Projetos Personalizados. Hoje, Fabiana se realiza plenamente transformando a celebração de datas importantes em eventos especiais e inesquecíveis. Por aqui, Fabiana compartilha um de suas multifaces profissionais, compartilhando dicas práticas e ideias para receber com charme e carinho!

. . . . . . . 

E mais: Decoração com flores, legumes e mix de pratos para um almoço em casa

RecebendoDatas comemorativasColunasMesas para celebrar

Decoração romântica e moderna para o Dia das Mães

fabiana-moura-02-1

Quando falamos em Dia das Mães é difícil pensar em uma decoração que não seja delicada, feminina e até mesmo romântica. Porque mãe é afeto, é carinho, enfim, é amor!!! Não é verdade? Então, para o editorial deste ano, ao mesmo tempo que optei por não fugir dessa estética e trabalhar com tons super delicados de rosa chá, rosa antigo e lilás nas flores, quis pensar também em algum detalhe que tornasse essa proposta um pouco mais ousada: o tom de cobre (que continua em alta e que, na minha opinião, ainda pode e deve ser bem explorado) e um toque de geometria com os prismas de cobre da Ella Arts. Já estava de olho em referências de decorações com estes prismas há um bom tempo e não tive dúvidas de que seria uma excelente oportunidade para trabalhar com essa ideia, acho puro charme o toque moderno e ao mesmo tempo sutil e delicado que eles proporcionam.

Para os arranjos florais, convidamos a queridíssima Monica RezendeFornecedoresMONICA REZENDEDecoradores & Floristas Decoradores & FloristasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais que adora entrar nas minhas criações (para não dizer pirações) e endossa todas as minhas ideias sempre acrescentando seu toque pessoal irreverente e sofisticado. Passei para ela a paleta de cores e a partir disso ela escolheu lindas flores e folhagens como rosa sorbet avalanche, mini rosa spray, Garden Rose, lavanda, sementes de ligustro escuras, cineraria, hastes de folhas de jasmim e folhas de begônia, peperonia e eucalipto. Um mix que ficou um arraso e trouxe esse quê romântico e ousado que estava buscando.

Todo o cenário, mobiliário e enxoval dessa mesa posta foi realizado com o acervo incrível da Santa Festa. Aqui, preciso pontuar que além dos tons citados acima, o cinza claro figurou, o que contribuiu para uma base mais neutra. Com ela, a composição ficou mais harmônica e equilibrada do que se tivéssemos optado por um tom muito claro como branco, por exemplo. Aquele tipo de detalhe que talvez não salte aos olhos mas que faz toda diferença, sabem? Para os móveis utilizamos então uma mesa de madeira clara com pés trabalhados, mas ainda assim com um toque de rusticidade. As cadeiras entram justamente com este tom de cinza claro. Aqui, uma ideia que ficou puro charme: misturar cadeiras mais leves nas laterais com poltronas mais robustas com almofadas nas cabeceiras da mesa.

Para o enxoval, optei por um jogo americano de linho branco, sousplat de cobre, conjunto de pratos brancos com as bordas trabalhadas em tramas (para mantermos a linha mais geométrica), guardanapo listrado na cor cinza, talheres de prata com um design mais moderno e um trio de taças de estilos totalmente distintos (vidro, cristal trabalhado e bico de jaca cor de rosa) que foi a cereja do bolo! E para uma montagem diferente optei dessa vez por deslocar o sousplat do centro do jogo americano e no seu lado direito colocar a dupla de talheres finalizadas por um lindo laço de cetim rosa antigo arrematado por um mini bouquet de sementes de ligustro. Um mimo!

E para finalizar, trouxe aquele toque afetivo que a ocasião pede: cada lugar da mesa recebeu no centro do prato uma linda foto com a mamãe homenageada (Usei ensaios da fotógrafa de família Aline Lucena). Essa brincadeira pode até servir como marcação de lugares, por exemplo, colocando em cada lugar a foto da mãe com o respectivo membro da família! Não ficaria demais?! E que tal se no final do almoço (ou jantar) cada um escrevesse uma linda mensagem para a sua mãe no verso da foto e entregasse a ela como uma recordação deste momento? Tenho certeza que elas iriam amar porque, afinal de contas, elas merecem todo nossa amor, reconhecimento e gratidão!

Um feliz dia para todas as mamães!!!

Fotos: Produtora 7 | Decoração: Fabiana Moura | Locação, móveis, itens de mesa e enxoval: Santa Festa | Flores: Monica RezendeFornecedoresMONICA REZENDEDecoradores & Floristas Decoradores & FloristasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais | Prismas: Ella Arts | Fotos nos centros dos pratos: Aline Lucena

Fabiana Moura é formada em Arquitetura e Urbanismo, e em 2009, fundou a Fabiana Moura Projetos Personalizados. Hoje, Fabiana se realiza plenamente transformando a celebração de datas importantes em eventos especiais e inesquecíveis. Por aqui, Fabiana compartilha um de suas multifaces profissionais, compartilhando dicas práticas e ideias para receber com charme e carinho!

. . . . . . . 

Veja também: Outra proposta para o Dia das Mães

E mais: Decoração com flores, legumes e mix de pratos para um almoço em casa

ColunasMesas para celebrar

Decoração com redomas de vidro e luzinhas para a mesa de Ano Novo

fabiana-moura-02-1

O conceito principal para o projeto foi a LUZ! Principalmente porque é a cara do réveillon, não acham? Me remete muito a este clima de celebração, noite festiva e fogos de artifício. Mas, além disso, tem também o fato de as luzinhas terem marcado muito sua presença nas decorações de todo tipo de evento em 2016.

O ponto de partida foi a ideia de não termos nada de flores e trabalhar apenas com elementos de luz, reflexo e brilho. Clean e ao mesmo tempo cheio de glamour. Tudo começou com uma imagem de inspiração com redomas de vidro preenchidas por estes fios aramados de luzinhas que são conhecidos como grão de arroz. E daí veio a ideia: vamos fazer o centro da mesa todinho assim, redomas de vários tipos, formatos e tamanhos preenchidos por luzinhas! Simples e lindo! Tanto as redomas, quanto as luzinhas, alugamos na Ella Arts.

editorial-fabiana-moura-ano-novo-1

editorial-fabiana-moura-ano-novo-2

editorial-fabiana-moura-ano-novo-3

Para a paleta de cores, segui uma linha mais tradicional, com branco como base de tudo e mix do dourado e prata. Abusei do vidro e de sua transparência com o objetivo de deixar bem leve e contribuir para o reflexo e brilho das luzinhas.

Copos de cristal trabalhados, talheres de prata, guardanapos de linho branco e uma mistura de pratos brancos com frisos dourados e brancos com uma textura na borda, que aluguei na Santa Festa, compuseram o enxoval das mesas. E para os sousplats, fiz uma brincadeira que eu simplesmente adoreeeeei: ousei com a ideia de sobrepor um sousplat liso (ora dourado, ora prateado) com um de vidro! E por que não?? Achei simplesmente o máximo o brilho e a textura que a peça de vidro proporcionou para as lisas. Fiz mais uma vez com o intuito de mostrar que podemos sempre pensar fora da caixa, ousar, brincar!

editorial-fabiana-moura-ano-novo-4bb

editorial-fabiana-moura-ano-novo-5

editorial-fabiana-moura-ano-novo-6

editorial-fabiana-moura-ano-novo-7

E falando em pensar diferente, estava tendendo a usar uma toalha para deixar toda a composição mais clara, mas, ao mesmo tempo, pensar que jogar uma grande toalha branca sobre a mesa não estava me fazendo feliz. Foi então que veio o insight: que tal utilizarmos um cortinado de voil off white para este propósito??? Voilá! Mais um elemento que com sua transparência contribuiu para a leveza da composição e, de quebra, ainda deixou à mostra a textura dos veios da mesa de madeira que estava por baixo. Amei!

Aliás, ainda não falei da nossa locação. Como queria algo mais despojado e com parede de tijolinhos, encontrei o cenário ideal na Casinha Quintal, que é um espaço para eventos e casamentos super aconchegante aqui em São Paulo. Como eles também possuem mobiliário próprio, utilizei as cadeiras de ferro brancas, que também contribuiu muito para o visual claro e delicado. 

Por fim, montamos também um cantinho super inspirador que pode compor o mesmo ambiente da mesa posta. Colocamos um aparador para dispor as taças de champagne (escolhi uma linda bandeja espelhada para isso e adornei as taças com palitinhos de pompons prateados, um mimo) juntamente aos sparkles (aqueles estalinhos lindos que vemos em casamentos) para ficarem à disposição dos convidados para o momento da virada (rendendo lindas fotos e ainda brincando com a temática da luz). E para rematar, bandeirolas feitas com papel de glitter e muitos balões com gás hélio, em diferentes alturas e profundidades. Não ficou o máximo?

editorial-fabiana-moura-ano-novo-8

editorial-fabiana-moura-ano-novo-9

editorial-fabiana-moura-ano-novo-10

editorial-fabiana-moura-ano-novo-12

Espero muito que tenham gostado do resultado e aproveitem as dicas para fazer em casa! E que a LUZ esteja presente sempre em nossas vidas, pois onde há luz há clareza, onde há clareza há verdade, onde há verdade há amor e onde há amor há paz! E precisamos de algo mais?

Feliz 2017!!!

Espaço: Casinha Quintal | Decoração: Fabiana Moura | Taças, talheres e sousplats: Santa Festa | Redomas de vidro e luzinhas: Ella Arts

Fabiana Moura é formada em Arquitetura e Urbanismo, e em 2009, fundou a Fabiana Moura Projetos Personalizados. Hoje, Fabiana se realiza plenamente transformando a celebração de datas importantes em eventos especiais e inesquecíveis. Por aqui, Fabiana compartilha um de suas multifaces profissionais, compartilhando dicas práticas e ideias para receber com charme e carinho!
RecebendoDatas comemorativasColunasMesas para celebrar

Editorial: branco e dourado para a ceia de Natal

Queríamos fazer um editorial branco e dourado para a ceia de Natal e, conversando com a querida Fabiana Moura, evoluímos a ideia e pensamos em duas mesas postas para uma casa que irá receber os convidados no jantar do dia 24 e no almoço do dia 25.

Para a ceia, a decoradora optou por uma mesa brilhante! No lugar de arranjos de flores, Fabiana usou donzelas com bolas douradas de diferentes tamanhos e texturas, garrafas pintadas como castiçais e caixas de presentes decorativas.

As louças, sousplats, taças, donzelas e castiçais são da D. FilipaFornecedoresD. FILIPAAluguel de materiais Aluguel de materiaisSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais, que aluga materiais. Os caminhos de mesa, guardanapos, bandejas de espelho e as bolas maiores são da Zara Home.

Esperamos que vocês gostem dessa sugestão de mesa posta para a ceia de Natal. As fotos são do Roberto Tamer. No post seguinte tem a sugestão de mesa para o almoço!

branco e dourado para a ceia de Natal

branco e dourado para a ceia de Natal

branco e dourado para a ceia de Natal

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-10

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-08

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-02

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-01

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-09

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-11

DIY:

Além das garrafas pintadas de dourado, a Fabiana Moura também fez as guirlandinhas que marcavam os lugares. Foi bem simples: Fabiana usou um raminho de alecrim, passou spray dourado nele, colou as extremidades com cola quente e, por fim, arrematou com um lacinho.

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-05

Já as velas foram enfeitadas com folhas de louro coladas com cola quente no barbante. Depois, tudo ganhou uma camada de spray dourado.

decoracao-mesa-posta-ceia-natal-branco-dourado-fabiana-moura-06

Fotos: Roberto TamerDecoração: Fabiana Moura | Talheres, louça, sousplats, taças, donzelas e castiçais: D. FilipaFornecedoresD. FILIPAAluguel de materiais Aluguel de materiaisSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais | Caminhos de mesa, guardanapos, bandejas espelhadas e bolas com spikes: Zara Home 

RecebendoDatas comemorativasColunasMesas para celebrar

Decoração com flores, legumes e mix de pratos para um almoço em casa

fabiana-moura-02-1

Até hoje, todos os nossos editoriais de mesa posta tiveram um tema específico referente à uma data ou estação do ano. Porém, para este de hoje, não tivemos um tema como ponto de partida e sim uma idéia diferente: como montar uma linda mesa para receber em casa com dicas simples, mix de peças de acervo próprio e arranjos elaborados com elementos acessíveis.

Um desejo que eu tinha desde o início era utilizar neste editorial uma coleção pessoal de pratos diferenciados. Com isso a idéia era justamente contar para vocês que é possível criar uma composição harmônica misturando os elementos do enxoval. Acredito que você também já abriu as gavetas e armários e percebeu que tem vários jogos e kits incompletos, que acabaram se quebrando ao longo dos anos. Não é uma regra utilizarmos sempre os mesmos pratos, copos, talheres, sousplats para garantir o sucesso do resultado, muito pelo contrário! Muitas vezes, o inusitado pode ficar muito interessante e surpreendente. Aqui, como minha coleção era apenas de pratos, aluguei o restante dos materiais todos na Santa Festa para mostrar minha ideia. Ela tem tantas opções, que até para misturar fiquei na dúvida. rs!

coluna-mesas-para-celebrar-600px

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-4

image002

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-5

E essa aposta seguiu para todos os elementos da mesa, inclusive para os guardanapos e porta-guardanapos. Além de ter utilizado cores diversas, misturei também as formas de apresentá-los e decorá-los na mesa para mostrar que o divertido é justamente isso, variar! Simplesmente adoro essa brincadeira! E reparem que graça essa opção de arrematar uma dobra envelope do guardanapo com uma fitinha encerada ou então fazendo um “cintinho’ com uma fita diferente (estas duas, por exemplo, comprei no armarinho do meu bairro). Além da finalização com um ramo de pimentinha ou então um simples galho de folhagem. Não fica um charme?

cz-14-1

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-7

Outra dica deste editorial que eu realmente aaaamo é a substituição dos caminhos de mesa de tecido por uma faixa de papel craft! Além de trazer um ar mais despojado para a composição o papel ainda nos possibilita o recurso de escrever ou desenhar sobre ele. Fantástico isso, não? Para essa decor, fizemos a marcação dos lugares escrevendo o nome de cada convidado; uma maneira muito simples e fácil de recepcioná-los de forma carinhosa e atenciosa. Adoro!

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-13

Um grande ponto de destaque foi a decoração do centro de mesa. O desafio proposto foi montarmos tudo com uma verba limitada, comprando no supermercado mais próximo! Convidamos a queridíssima e talentosa florista Lucia Milan, que topou o desafio na hora! E imaginem que divertido nós duas juntas por lá garimpando tudo! rs A idéia era justamente pensar fora da caixa, sabem? E além de escolhermos o que nos encantava na seção de flores, nos esbaldamos no horti fruti. O resultado é este que vocês podem conferir nas fotos: uma explosão de cores e texturas com arranjos que misturam flores do campo, astromélias, pimentas e legumes como pimentão, aspargos, berinjela e abóbora. Além, é claro, de não utilizarmos vasos para montar os arranjos e sim, outras opções que você encontra em casa como jarras, chaleiras, bowls e até mesmo, a própria abóbora! Não ficou incrível? Ela arrasa muito!!

(ps: A dica que ela dá aqui é perguntar o dia que chegam os produtos, assim será mais garantido encontrar opções frescas e mais bonitas)

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-8

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-9

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-11

Lucia sugeriu levarmos vasinhos de pimenta e violeta, que enrolei no mesmo papel craft do centro de mesa, para dispormos próximos aos pratos como uma forma de complementar a decoração e ainda oferecer um mimo aos convidados levarem de lembrança. 

mesas-para-celebrar-por-fabiana-moura-10

Quando vi tudo que tinha, logo uma mesa colorida e despojada se formou. Dai surgiu a ideia de pedir para a Artemobi, que aluga mobiliário para eventos, que personaliza-se os assentos das cadeiras em branco e branco e azul. (Não é porque sou decoradora que eles fizeram, dá para você também pedir. rs!)

cz-17

Fotos: Carol Pontes e Victor Assumpção | Cadeiras e assentos personalizados: Artemobi | Taças, talheres, sousplats e guardanapos: Santa Festa | Flores: Lucia Milan

Fabiana Moura é formada em Arquitetura e Urbanismo, e em 2009, fundou a Fabiana Moura Projetos Personalizados. Hoje, Fabiana se realiza plenamente transformando a celebração de datas importantes em eventos especiais e inesquecíveis. Por aqui, Fabiana compartilha um de suas multifaces profissionais, compartilhando dicas práticas e ideias para receber com charme e carinho!
ColunasMesas para celebrar