Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Dicas para receber bem

suzana-ceridono

Além de organizar lindas festas pela Bothanica Paulista, Suzana Galvão Ceridono também mantém um delicioso blog, Cultivando Elegância. Com bom senso e bom humor, Suzana divide um pouco do seu conhecimento e do seu dia-a-dia em seus posts. E foi de um desses posts que tiramos as dicas abaixo de como receber bem, arte que ela domina com perfeição. Um manual básico e prático para recepções em geral:

1. No dia, não marque nenhum compromisso até 4 horas antes do início da festa. Você precisa de umas 3 horas para arrumar a casa e mais 1 hora para se arrumar.

2. Faça uma lista de tudo o que será servido para orientação das copeiras/garçons/ajudantes, assim, quando eles chegarem já podem adiantar o serviço. Se não tiver ninguém para ajudar, deixe TUDO arrumado no dia anterior.

3. Use esta lista (citada no item 3, acima) para checar se você tem todo o material necessário para servir – jarras, travessas, pratos, suportes, etc – ANTES DE COMEÇAR a festa.

4. Todo material alugado deverá(ria) ser limpo com álcool antes de ser usado. Tirar das caixas, limpar e montar buffet, bares, apoios, geleira, tina para bebidas, copos, pratos, talheres, guardanapos.

5. Se for servir alguma comida, monte uma prévia com as travessas para ver se cabe tudo, lembre-se dos acompanhamentos. Na mesa de doces, colocar 2 ou 3 lixinhos (bonitinhos) para papel usado.

6. Colocar bebidas para gelar, no mínimo, 4 horas antes, na geladeira ou nas tinas. Gelo triturado para as tinas, em cubos para geleiras.

7. Preparar canapés, aperitivos etc um pouco antes do horário do convite. Deixar coberto na cozinha ou já nas mesas/buffets/aparadores.

8. Colocar as flores NA casa, não é para deixar na lavanderia, corredor…

9. Arrumar docinhos, sobremesas etc nos pratos e travessas e deixar montado ou coberto na cozinha.

10. Se for servir café de máquina, verifique se tem sachês ou pó. Chá gelado tem que ser feito com antecedência (para dar tempo de gelar) ou comprado pronto em caixinha.

11. Por último, ligue a música, acenda as velas e vá se arrumar para estar pronta na hora do convite.

12. Ofereça bebidas e mostre o que tem/onde para seus convidados, eles não se servirão se você não oferecer… teoricamente.

7 Comentários

  1. Vanessa Carvalho 16 de janeiro de 2013

    adorei as dicas.

  2. Gabriela 16 de janeiro de 2013

    Ótimas dicas! Constance, que livros você indica com regras para montar uma mesa e afins? Não domino quase nada as normas de disposição de talheres, taças, etc. Poderia rolar um post sobre o tema, né? Rs

    • constance 17 de janeiro de 2013

      Oi, Gabriela! Tudo bom?

      Para ajudar nessa questão da disposição de talheres, taças, etc, fizemos uma colinha para as leitoras fazerem download na seção dos Goodies: http://openhouse.constancezahn.com/goodies/ Se preferir, vc pode imprimir para guardar junto aos pratos, etc, assim, sempre terá a colinha à mão.

      Em relação a livros, vou pesquisar alguns legais e depois faço um post, tá?

      Beijos

  3. Gabriela 19 de janeiro de 2013

    Queriida, Constance, já acessei e utilizei!!! Você é incrível, muito obrigada!!!

    Beijos

    • constance 21 de janeiro de 2013

      Gabriela, fico feliz em saber que a colinha ajudou!! 🙂

      De imediato, tenho 2 livros para indicar (ainda estou pesquisando mais opções para o post): ‘Receber em Casa’ e ‘Etiqueta à Mesa’, ambos da Olga Krell. Ela é fera no assunto!! 🙂

      Beijos

  4. Gabriela 21 de janeiro de 2013

    Muitíssimo obrigada!!!
    Vou procurar aqui pela minha cidade mas, como moro no interior, é provável que só encontre pela internet!!! Caso eu ache lojas virtuais posto aqui o link 😉

    Beijos

    • Flavia 9 de outubro de 2014

      Eu tenho o Receber Bem e realmente e muito bom! Adoro! Sempre q recebo em casa dou uma folheada p pegar umas ideias e ate tirar duvida. Recemente ganhei uma outro de uma tia q adorei, alem de ser super fofo e bonito (deixo de decoracao numa mesinha) . Chama A arte de receber da famosa maison Laduree. Tem receitas otimas e varias dicas. Espero q ajude . Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *