Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Dicas da Perrier-Joüet para servir o champagne na temperatura perfeita

Se tem uma bebida que tem tudo a ver com o Ano Novo e com o espírito de celebração, esta bebida é o champagne. Mas além de escolher uma boa safra, saber a melhor forma de servi-lo é fundamental. Para tirar as dúvidas de temperatura, quantidades e com quais pratos ele combina, batemos um papo Fabyola Soares, brand sommelière da Maison Perrier-Joüet

Dicas para servir champagne, Perrier Jouet

– Qual a temperatura ideal para servir o champagne?

A temperatura ideal seria entre 7 a 9° para o champagne não safrado ( Perrier-Jouët Grand Brut e Blason Rosé) e 10 a 12° para o champagne safrado ( Perrier-Jouët Belle Epoque). Para atingir tais temperatura, em uma champanheira, coloque gelo e água, na medida 1/3 de gelo e 2/3 d’água por 30 minutos, ou na geladeira por cerca de 2:30 a 3 horas.

– Na hora de servir, deixar a garrafa no balde de gelo é a melhor opção ou retornar a geladeira é a mais recomendada?

Manter a garrafa na champanheira ou balde com gelo e água é a melhor opção.

– Como a gente calcula a quantidade ideal para servir em uma taça convencional?

O ideia é colocar 2/3 da taça, e você repõe de acordo com o consumo. Desta forma conseguirá evitar que ele esquente e poderá apreciar o champanhe na temperatura adequada.

Dicas para servir champagne, Perrier Jouet

– Quais as diferenças entre os tipos? 

Champagne é como música, sempre existe um estilo adequado para cada ocasião. A Maison Perrier-Jouët, por exemplo têm Perrier-Jouët Grand Brut e Blason Rosé, que são vinhos não safrados, ou seja, eles são os clássicos embaixadores do estilo da casa e mantêm suas características todos os anos. E existe também a linha dos Cuvées Prestige Belle Epoque, vinhos desenvolvidos somente em anos excepcionais que chegam a levar uma década para estarem prontos. Possuem o estilo floral e lapidado da Maison, porém estes champagnes são de guarda, pois melhoram com o passar dos anos. Só não se esqueça que melhor que guardar um vinho, é tomá-lo. Então se tiver uma garrafa de Champagne, já tem uma ótima ocasião para celebrar…

– Champagne vai bem com que tipos de pratos?

PERRIER-JOUËT GRAND BRUT E BELLE EPOQUE BRUT: são champagnes brancos e secos, com harmonizações mais tradicionais para o estilo vinho branco e mineral. Para o final de ano recomendamos harmonizar com o mix de grãos, arroz com amêndoas e passas, legumes, saladas com molhos agridoces, aves, peixes e o clássico peru de Natal.

PERRIER-JOUËT BLASON ROSÉ e BELLE EPOQUE ROSÉ são champagnes versáteis, pois possuem uma pequena porcentagem de vinho tinto da uva Pinot Noir, o que dá a estrutura e cor com estilo mais gourmet. As harmonizações serão mais ousadas, como pernil de cordeiro assado com frutas vermelhas, chester, tender, lombo e bacalhau ( sim, bacalhau, pois este peixe é mais estruturado). Os rosés também ficam incríveis com salmão e atum.

Dicas para servir champagne, Perrier Jouet

(Fotos e dicas: Perrier-Joüet)

Veja também: 5 dicas para montar o bar em casa

E mais: 5 drinks de gin para happy hour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *