Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

Conheça 5 mitos e verdades sobre o ovo

nutricao-em-casa

ovos-capa

O ovo já foi vilão e mocinho na nutrição, mas qual a sua verdadeira identidade? Abaixo, listo alguns mitos e verdades para tirar dúvidas sobre um dos alimentos que mais gosto de prescrever, justamente por sua qualidade nutricional. Claro, desde que você não seja alérgica a ele.

Muitas pessoas possuem alergia ao ovo (talvez mais do que ao glúten e ao leite), no entanto, para obter esse diagnóstico é preciso realizar um exame específico que verifica alergias tardias.

1. Ovo ajuda a melhorar a memória – VERDADE

A colina, substância presente na gema do ovo, é um nutriente fundamental para o desenvolvimento cerebral humano e uma grande aliada da memória, por isso se diz que o ovo pode contribuir nessa área. Mas sem exageros. O recomendado é consumi-lo apenas três vezes por semana.

2. Aumenta o mau colesterol – MITO

Os ovos são ricos em colesterol, mas têm uma baixa quantidade de gordura saturada. Além disso, a substância, encontrada principalmente na gema, não é suficiente para aumentar os níveis de colesterol no organismo.

3. Faz bem para os músculos – VERDADE

Apesar de a gema possuir mais proteínas, é na clara que a albumina, substância essencial para o crescimento muscular, está presente. Portanto, se quiser ganhar massa muscular, o ideal é consumir o ovo no jantar, uma vez que a albumina tem uma lenta absorção.

4. Aumenta as chances de doenças cardiovasculares – MITO

Por possuir fosfolipídio, substância que impede que o colesterol seja captado pelo intestino, o ovo acaba sendo, na verdade, um aliado no combate às doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol.

5. A gema tem mais nutrientes do que a clara – VERDADE

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem. A clara, formada por albumina, proteína responsável por garantir todos os aminoácidos essenciais, é excelente para atletas, afora ser pouco calórica. No entanto, a gema concentra a maior parte dos benefícios do ovo, uma vez que possui vitaminas A, D, B12, cálcio, ácido fólico, ômega 3, retinol e vitaminas do complexo B.

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *