Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Coleção de copinhos de sake

Recentemente, estive no Japão (postei algumas fotinhos no insta do blog, @casaedecor_cz) e não pude deixar de trazer algumas coisinhas para a casa, claro… Comprei algumas peças de cerâmica e porcelana, itens para a cozinha… enquanto isso, meu marido só queria saber de copinhos de sake.

Nos restaurantes de lá, adorávamos quando traziam uma bandeja com copinhos de sake diferentes para que cada um escolhesse o seu copinho preferido! Eles misturam tudo: cerâmica, porcelana, vidro, cristal, grandes, pequenos, coloridos, neutros… fica super interessante! Como a comunicação não foi uma coisa muito fácil (pouquíssimas pessoas falam inglês e o meu japonês é bem limitado), não sei se há alguma história por trás disso, só sei que gostamos da ideia!

E como o meu marido adora sake, ele decidiu adotar a ideia lá em casa e começou a montar a sua própria coleção de copinhos! Já fizemos alguns jantares em casa e os copinhos fizeram sucesso! rs

colecao-copos-de-sake-set-cups

* Nota de curiosidade: o sake é uma bebida pouco calórica (dá uma olhada nessa lista que a nutricionista Karina Al Assal dividiu com a gente!), não é ótimo isso? E um bom sake dá pouquíssima – ou nenhuma – ressaca! 😉

E aí, achei que seria interessante falar um pouquinho sobre as diferenças dos copos de sake. Não sou expert (e caso alguém tenha mais informações e/ou correções, por favor, deixe nos comentários!), mas isso foi o que aprendi:

Sakazuki:

É o mais antigo de todos. Pode ser feito de porcelana, cerâmica, laca, vidro, ouro ou prata. É muito utilizado em cerimônias. Deve ser segurado com as duas mãos na hora de beber: uma segurando a base do copo e a outra, a lateral. Para os japoneses, é um sinal de respeito e hospitalidade servir os convidados e deixarem que eles te sirvam.

Guinomi: 

É menos formal que o sakazuki. Utilizado para sakê resfriado e aquecido. Pode ser feito em porcelana e cerâmica.

Ochoko:

Parecido com o guinomi, mas é mais redondinho e menor. Muito utilizado para degustação, pois possui desenhos no fundo do copo, que ajudam a identificar diferenças na transparência e possíveis resíduos.

Masu:

É o mais comum aqui no Brasil. Feito de madeira, era muito utilizado no Japão como unidade de medida de arroz (como os copinhos que a gente tem aqui). Hoje é utilizado no Japão em eventos externos, como o festival das cerejeiras, por ser mais resistente que os outros. Não o vi em restaurantes.

copos-de-sake

Foto: Reprodução

2 Comentários

  1. Cati Lemos 27 de Maio de 2014

    Constance,

    Também estive no Japão e fiquei apaixonada pelas coleções de copos de sake, mas não trouxe de lá (e me arrependo até agora…).
    Você sabe lugares aqui no Brasil onde eu possa adquirir copinhos para ir montando minha coleção?!
    Obrigada!

    • Constance Zahn 26 de Abril de 2015

      Oi, Cati. Tudo bem?

      Mil perdões pela demora na resposta!!!

      Você procurou na Liberdade? Deve ter lá…

      Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *