Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Biomassa de banana verde: é hora de incluí-la na dieta

nutricao-em-casa

Obtida através da massa da banana verde cozida, a biomassa é uma ótima substituta para o leite condensado, creme de leite, maionese ou outros alimentos que fazem às vezes de espessante no preparo da comida.

Além de não ter gosto de banana e não alterar o sabor das receitas, também faz bem à saúde, uma vez que melhora o funcionamento do intestino, contribui para a correta absorção de nutrientes, estimula o sistema imunológico e reduz a absorção de açúcar no sangue.

Mas o melhor de tudo é que a biomassa é um excelente probiótico – fibras que servem de alimento para as bactérias boas do seu intestino. Por isso, ela tem baixo teor de carboidratos, auxilia no bom funcionamento intestinal e, como toda fibra, contribui para a saciedade.

É importante que esse alimento faça parte da nossa rotina diária de alimentação. Duas colheres (sopa) por dia já são suficientes. E elas podem ser acrescentadas a sucos, shakes, sopas ou no preparo de receitas diversas, como panquecas, bolos, etc.

Também é possível comprar as bananas verdes, fazer um purê e congelá-lo em pequenas porções. Outra opção é comprarmos a biomassa já pronta. Hoje em dia é fácil encontra-la em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Para quem se animar em fazer em casa, segue a receita:

cz-dra-karina-al-assal-biomassa-biomassa

Ingredientes:

– 5 bananas nanicas verdes
– Água

Modo de preparo:

Lave as bananas com a casca

Coloque-as em uma panela de pressão e cubra com água

Deixe cozinhar por, aproximadamente, 8 minutos

Retire da pressão, remova a casca e bata no liquidificador até obter uma pasta homogênea

Divida em pequenas porções (pode ser, inclusive, em formas de gelo) e congele.

Informações nutricionais:

Biomassa de banana verde (100g)

Calorias64
Carboidratos14,2g
Proteinas1,3g
Fibras8,7g
Lipídeos0,2g

(Foto: Pinterest)

Veja também: A importância da abóbora na alimentação

E mais: 5 mitos e verdades sobre o ovo

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *