Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

Aprenda a escolher piso de madeira com a Indusparquet

O piso de madeira é um dos queridinhos quando o assunto é decoração de ambientes. Com alta durabilidade e uma variedade incrível de tipos, cores, desenhos e acabamentos, ele é o grande responsável por trazer aconchego, sensação térmica agradável e ainda uma estética acolhedora. Para entender os tipos existentes, bem como as vantagens de cada um, batemos um papo com José Antônio Baggio e Luiz Francisco Uliana, que fundaram em 1970 a Indusparquet, empresa expert no assunto. Vem ver o que eles nos ensinaram:

Parquetnobre - Casa Cor Rio 2013

Parquetnobre – Casa Cor Rio 2013

QUAIS OS TIPOS DE PISOS QUE VOCÊS OFERECEM?

Oferecemos diversos tipos de pisos. Temos a linha tradicional, que consiste em assoalho, também conhecido como “tábua corrida”; taco, que possibilita a criação de diferentes tipos de padronagens; e o piso versailles, que é instalado manualmente, tem alta resistência e indicado para todos os tipos de ambientes.

Tipos de desenhos do piso Versailles

Tipos de desenhos do piso Versailles

A segunda linha que trabalhamos é a de pisos prontos, que dispensa os cuidados de acabamento na obra, já que saem prontos da fábrica. Este tipo é recomendado para quem busca maior agilidade, principalmente quando o assunto é tratamentos feitos na madeira. Aqui, temos opção de pisos maciços e tacos.

A terceira linha que trabalhamos é a ecostrato, que está disponível nas configurações: pátina, pátina dourada, assoalho rústico, taco rústico, demolição e customizado, sendo a instalação feita apenas com cola a base de poliuretano.

E, por fim, a linha antiquity, que nada mais é que tratamentos especiais em madeiras novas para conquistar aspectos antigos, como madeira de demolição, rústica e customizado, tudo feito à mão.

entrevista-indusparquet-tipo-de-piso-de-madeira-10

Modelo de piso da linha antiquity

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSOALHO E TACO? ALGUM TEM MAIOR DURABILIDADE?

A diferença é que o assoalho tem comprimentos variados e são produzidos em larguras maiores. Já o taco tem o mesmo comprimento em todas as peças, possibilitando em sua instalação formar desenhos gráficos. Na questão de durabilidade, ambos possuem a mesma garantia, o que pode determinar é a espécie da madeira e a manutenção do produto já instalado.

casa-e-decor

QUAIS VANTAGENS E CUIDADOS COM INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM PISO DE MADEIRA?

As vantagens são que o cliente está adquirindo um produto nobre, com sensação térmica e visual aconchegante. A manutenção é simples e fácil, a gente recomenda para a limpeza dos pisos de madeira um produto que se chama Skania Super Limpador.

QUAIS MADEIRAS SÃO MAIS INDICADAS PARA SOLEIRAS? E AS MENOS INDICADAS?

As mais utilizadas são Jatobá, Ipê, Cumaru e Sucupira, mas quase todas são possíveis para soleiras (divisão de ambiente, pisadas e espelhos). A única espécie que não se comercializa é o amêndola, que tem baixo índice de dureza e alto índice de contração e encolhimento.

Como escolher pisos de madeira

QUAIS MADEIRAS VOCÊS RECOMENDAM PARA DECKS? E QUAIS NÃO RECOMENDAM?

As madeiras que utilizamos para decks são Cumaru e Ipê, porque possuem um alto padrão da dureza. Por ser destinado para área externa, o deck precisa ser feito de madeira maciça para resistir as altas diferenças climáticas. Aqui, recomenda-se utilizar um verniz náutico ou óleo Skania para o acabamento. A manutenção vai depender do produto utilizado, mas o normal é variar entre 6 meses a 1 ano.

entrevista-indusparquet-tipo-de-piso-de-madeira-4

entrevista-indusparquet-tipo-de-piso-de-madeira-5

MUITAS PESSOAS GOSTAM DE MADEIRA NO BANHEIRO. VOCÊS RECOMENDAM OU FAZEM ALGUMA RESSALVA IMPORTANTE?

O que recomendamos neste caso é usar o mesmo material utilizado em decks, porque é o único produto instalado com uma estrutura preparada para escoar água. Além, claro das qualidades já comentadas de durabilidade e impermeabilização.

Como escolher pisos de madeira

(Fotos: Divulgação)

Veja também: Dicas para escolher móveis de antiquariato com Arnaldo Danemberg

E mais: Aprenda a escolher, limpar e combinar tapetes com a by Kamy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *