Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

Aprenda a escolher, combinar e limpar tapetes com a by Kamy

Saber escolher, combinar e limpar tapetes nem sempre é uma tarefa fácil. E por isso batemos um longo papo com a empresária e designer têxtil Francesca Alzati, da by Kamy, loja especializada que comanda ao lado do marido Kamyar Abrapour.

A marca já é uma velha conhecida nossa, principalmente no blog de Casamentos com o By Kamy Eventos – sua frente de aluguel de tapetes. E além de vender e alugar, ela também cuida, com serviços completos de lavagem, restauro e manutenção.

Vem ver as dicas de Francesca para acertar em cheio na decoração com tapetes! 

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-18

O QUE VALORIZA UM TAPETE?

Tenho o amor pelo feito à mão, então isso já me faz destacar como um diferencial. Acredito que bons materiais, usados de forma correta e com “marcas” humanos de manuseio enobrecem muito um tapete. Também é importante levar em consideração a boa técnica e costura. Um tapete bem costurado dura uma vida, seja natural e sintético.

E COMO A GENTE ESCOLHE UM BOM TAPETE?

Quando se passa a mão em um bom tapete, ele não pode soltar nada. Esta é a dica quando for em uma loja escolher o seu modelo. Se você esfregar a mão e soltar pelo, não compre.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-19

PARA VOCÊ, O QUE REPRESENTA UM TAPETE NA DECORAÇÃO?

É preciso coloca-lo no seu devido lugar. Tapete não serve para demarcar ambientes ou fazer forração. Tapete é uma peça de decoração, uma obra de arte. Kamyar é iraniano, o tapete no oriente era, até pouco tempo atrás, tridimensional. Se comia, dormia e fechava grandes negócios em cima dele. É por isso que não existem grandes nomes do design de cadeiras vindos de lá.

COMO RECONHECER UM TAPETE SINTÉTICO E UM NATURAL?

Quando você roda entorno de um tapete natural, a incidência de luz e os efeitos da trama o fazem trocar de cor. É como se você tivesse vários tapetes em um só. Ele conversa e interage com você e seu ambiente. O que não ocorre com o sintético. O sintético é sempre geladinho. O natural acompanha a temperatura do corpo ou ambiente.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-16

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-17

COMO ESCOLHER UM TAPETE PARA A SALA?

A sala do estar é o espaço para o carro-chefe dos tapetes. Onde seu convidado vai entrar e sentir a sua essência. Invista no mais belo e bonito. Gosto muito de fibras naturais, vegetais e até alguns sintéticos misto (de trabalho manual, em que é possível se ver as partes sintética e natural).

QUAL A MELHOR FORMA DE MISTURAR ESTILOS?

Os tapetes não podem ser iguais no mesmo ambiente, porque perde a nobreza e vira forração. Cores, design, tramas, alturas de relevo, escolha um denominador comum e siga esta linha. Vamos bolar uma combinação: podemos colocar um tapete oriental antigo na entrada, depois um magreb – que é contemporâneo e feito nas cores dos tapetes antigo – pela passagem, um liso de seda super contemporâneo em seguida, e assim por diante.

Embaixo, um magreb listrado e um tapete/manta printado. Por cima, um persa antigo

Embaixo, um magreb listrado e um tapete/manta printado. Por cima, um persa antigo

E O MAIS INDICADO PARA A SALA DE JANTAR?

Um persa, que a gente chama de tapete indestrutível. E por que indestrutível? Seu mix de várias cores e desenhos o “protege”. Até você perceber uma avaria, um buraco ou defeito em um persa, já se passou anos, até décadas. O indestrutível não é de apenas de resistência, e sim de condição de uso.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-9

E PARA A COZINHA?

Um tapete kilim, que é fácil de limpar, pode se usar dos dois lados, não tem pelo, e não raspa nas cadeiras. Também gosto deste tapete para o corredor e lugares de passagem.

O QUE É UM KILIM?

Kilim não é um estilo/design, e sim um tipo de trabalho. No oriente, tapete é feito com pelo, e kilins sem. Aqui no Brasil se produz o kilim quando falamos em teares pelo interior do país. Ele é um tapete prático e de fácil manutenção.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-13

ESCRITÓRIO TEM ALGUMA PARTICULARIDADE?

O escritório tende a ser um espaço sóbrio, que pede um tapete quente, acolhedor. Os de pelo alto e pele ecológica são os mais procurados.

E O QUARTO?

Adoro andar descalça, então meu favorito é o de microfibra. Ele é a desfibrilação do nylon, que chega a uma textura semelhante a da pele. Imagine um tapete deste no quarto? Outra vantagem deste material é poder ficar em contato com umidade. Ou seja, no banheiro.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-12

MAS A MICROFIBRA TEM PELO ALTO, COMO FAZ QUANDO SE TEM ALERGIAS?

Alergia é muito relativa. O ácaro come comida, então ele não existe no produto sintético. Todavia, a poeira que existe em um tapete sintético de pelo alto dá a mesma alergia que o ácaro de um tapete natural. Quando existe uma boa higienização e bons modos de tirar o sapato ao pisar em um tapete de pelo alto, qualquer tapete é valido. Sempre recomendo escolher de acordo com o estilo de vida do morador, da atenção que ele irá desprender para cuidar daquela joia.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-5

E QUAL A MELHOR FORMA DE LIMPAR UM TAPETE?

Sempre que cair algum líquido, ele precisa ser absorvida rapidamente. Pode ser com um papel toalha, um algodão, qualquer coisa. Não pode deixar o líquido impregnar na fibra. Se você tiver condições, leve-o em seguida para uma lavagem química profissional, e nunca passe nada químico no seu tapete em casa, principalmente álcool e multiusos abrasivos.

Porém, se você não tiver condições de levá-lo, opte por produtos neutros, seja sabonete ou detergente. Pode usar uma mistura de água, sal e vinagre branco, mas deve ser retirada o mais rápido possível para não prejudicar a cor. Agora, no dia a dia, aspire todos os dias em potência média. E é sempre bom rodar uma vez por mês para não ficar com marcas de móveis.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-1

TEMOS BONS TAPETES PARA ÁREAS EXTERNAS?

Fibras sintéticas para qualquer ambiente externo, e naturais se for uma área coberta. Gosto bastante do sisal brasileiro, feito no interior de Minas Gerais. E não fique preocupado dele desbotar com sol e chuva. Todo tapete tem uma história, e é lindo vê-la na sua trama gasta. Detesto casa que você entra e está tudo impecável, porque ninguém é impecável.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-7

Este é um bom exemplo de tapete sintético de trabalho manual, chamado de Revolution. As placas coloridas são feitas em máquinas. Um tapeceiro corta milimetricamente as tiras e cria uma arte, de acordo com o desejo do cliente

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-6

AINDA SE USAM FRANJAS?

Gosto muito, faz parte do tapete oriental. Prefiro as curtas, um dedo, pela questão da higiene. Existem franjas maiores e em cores cítricas que se usa na Europa, mas não recomendo para o Brasil. A poeira é grande por aqui. Agora, se você quiser franja, saiba que se não ficar sempre penteada, você acabou com a beleza do tapete.

decoracao-como-escolher-o-tapete-com-by-kamy-8

(Fotos: Gabriela Dal Moro)

Veja também: Aprenda a escolher tecidos para móveis e paredes com a Entreposto

E mais: Veja como escolher peças de antiquariato com Arnaldo Danemberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *