Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

Aprenda a decorar com materiais naturais com a Empório Beraldin

Há 22 anos no mercado de decoração, Zeco Beraldin, que comanda a Empório Beraldin, é fascinado por fibras e materiais naturais. Desenvolver produtos, técnicas e maneiras de reutilizar materiais que seriam descartados, como as peles de pirarucu e cocos, se tornaram as grandes sacadas da marca, que é uma das líderes de qualidade e sofisticação em tecidos, móveis, revestimentos e acessórios.

“Com certeza venderia milhões de metros de tecidos a mais se tivesse investido nos sintéticos. Mas prefiro dormir tranquilo e com a certeza de que trabalho com produtos biodegradáveis, naturais e que não poluem o meio ambiente”, conta Zeco, que ainda busca em comunidades de Norte a Sul trabalhos manuais novos e com acabamentos únicos.

Fomos conhecer de perto a loja, os produtos consagrados, os lançamentos, como papéis de parede e revestimentos de palha, e pegar boas e valiosas dicas com Zeco Beraldin. Vem ver o bate-papo:

decoracao-emporio-beraldin1-final

COMO ESCOLHER UM TECIDO PARA ESTOFADO? 

Acredito que conforto e durabilidade são pontos importantes. Para um estofado, um tecido mais encorpado tem mais vantagens. Além de um toque melhor, dura muito mais. Outra vantagem de se optar por uma fibra natural é o fato dela não esquentar depois de algum tempo de uso, como um sofá de couro sintético, que sua perna começa a suar.

TODOS OS TECIDOS DE FIBRAS NATURAIS PODEM SER IMPERMEABILIZADOS COMO OS SINTÉTICOS? 

Hoje já conseguimos fazer acabamentos especiais que trazem a praticidade dos sintéticos para os naturais. Aplicamos pré-encolhimento; composto químico que “retira” a memória do tecido, ou seja, ele volta a ficar liso após amassar com o uso; antibactericida para lugares com humidade; e impermeabilizante para não correr o risco de cair algum líquido e estragar.

decoracao-emporio-beraldin2

QUAL CUIDADO VOCÊ CONSIDERA PRIMORDIAL PARA TECIDOS DE CORTINA? 

Acredito que fazer, ou se certificar se a loja fez, o pré-encolhimento do tecido. Tecidos naturais costumam encolher bastante. Por exemplo, as gazes de linho diminuem 10% após este processo. Por isso é importante verificar para não faltar tecido ou perder uma cortina que não servirá na sua sala. Feito este processo, se perde muito pouco, no máximo 3%.

QUAIS OS CUIDADOS DE SE APLICAR SEDA EM UM REVESTIMENTO? 

A seda é uma fibra muito resistente, mas ela não pode tomar sol de maneira nenhuma. Ela é uma proteína como nossa pele, que queima como nós. Por isso é preciso fazer um forro para elas.

decoracao-emporio-beraldin4

OS MÓVEIS QUE VOCÊS VENDEM SÃO PRODUÇÕES PRÓPRIAS? 

Em uma mesma peça podem ter diversos fornecedores. Recebemos as ferragens de um, os detalhes de outro… Nosso trabalho principal é mesmo a montagem das peças, além de uma industria própria de revestimento de couro. Acho importante sempre ter uma peça de couro na decoração. É um material prático e durável.

decoracao-emporio-beraldin5

decoracao-emporio-beraldin6

E O COURO CABE EM QUALQUER PEÇA OU VOCÊ NÃO ACONSELHA PARA ALGUMA? 

Ele cabe para todas, mas prefiro usá-lo nos detalhes, como apoio de pé, mesinha de canto, bandejas… Não gosto muito de couro no sofá. Além de ser escorregadio, no inverno o couro é geladinho e você vai tomar um susto ao sentar.

decoracao-emporio-beraldin7

Couro para estofado

O COURO QUE SE USA PARA REVESTIR MÓVEIS É O MESMO UTILIZADO EM ESTOFADOS? 

Não. Os de estofamento são peles grandes e com o couro macio. Os de revestimento são mais rígidos e não precisam estar em cortes grandes.

decoracao-emporio-beraldin12

OS COUROS EXÓTICOS, COMO A PELE DE PIRARUCU, SEGUEM COM AS MESMAS CONSIDERAÇÕES? 

Recomendo utilizar em peças menores, porque é um tecido exótico, que precisa de seu destaque. São placas de 1×1, e mesmo que sejam soldadas, não ficam legais em peças grandes.

FALANDO DE PAINÉIS, COM QUAL MATERIAL CONSEGUIMOS UMA ACÚSTICA PERFEITA? 

A camurça perfurada é um excelente material acústico. Recomendo bastante para living ou quarto. Diferente de um com pele de pergaminho de javali e cabra, que são ideais para quem busca uma textura e toque mais exótico. Fora os painéis estofados que ficam ótimos em cabeceiras de cama.

decoracao-emporio-beraldin22

SUA ÚLTIMA GRANDE APOSTA É O PAPEL DE PAREDE, QUE FOGE DO MOOD DE FIBRAS NATURAIS DA MARCA. POR QUE DECIDIU DAR ESTE PASSO? 

Como entendemos o atual momento do nosso país, buscamos uma boa alternativa para quem quer economizar em alguns pontos da reforma. Nossos papéis são vinílicos e impermeáveis, e estampamos eles com prints das placas de couro, linho e camurça que já fazem sucesso na loja.

decoracao-emporio-beraldin9

Alguns dos papéis de parede

Revestimentos de palha, outra novidade

Revestimentos de palha, outra novidade

QUAL A MELHOR MATÉRIA-PRIMA PARA TAPETES? 

A lã é, para mim, a melhor matéria prima para tapetes. Seu toque é mais gostoso, ela te traz um maior conforto, além de ser a que mais dura dentro das fibras naturais. Em nossos tapetes de lã, gostamos de fazer com base de sisal para dar uma maior estruturada.

decoracao-emporio-beraldin8

decoracao-emporio-beraldin10

decoracao-emporio-beraldin21

(Fotos: Gabriela Dal Moro)

Veja também: Aprenda como escolher móveis brasileiros com Graça Bueno, da Passado Composto Século XXX

E mais: Aprenda como escolher, combinar e limpar tapetes com a by Kamy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *