Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Aprenda a comprar bons móveis laminados com a Vermeil

Famosa por seus móveis clássicos, atemporais e clean, a Vermeil completa em 2016 40 anos de história. Uma das pioneiras no uso de laminação de madeiras nobres, como freijó, eucalipto e jequitibá, a empresa é um encontro feliz entre alta qualidade e peças de materiais nobres mais acessíveis. Passamos uma tarde ao lado de Eduardo Leopoldo Estelles, sócio-diretor da empresa criada pelo irmão, Nico. Dá uma olhada nas dicas que ele deu para acertar na compra e manutenção de móveis laminados. 

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil-destaque

COMO A VERMEIL COMEÇOU?

Quem fundou a Vermeil foi meu irmão Nico, falecido há 4 anos. Além da falta de um irmão, também estou órfão de sócio. Tentei abraçar da melhor maneira os passos dele. Ele foi corredor de kart e tinha um apego muito grande por arte e design. Um dia se deparou com a empresa de um conhecido em falência, cheia de peças de madeira de pinho de riga. Viu aquilo e começou a pensar em fazer objetos com misturas de madeira com latão e outros metais. Montou uma pequena fábrica e começou a fazer pequenos objetos.

Em 1980 começamos a reproduzir algumas peças de época que precisavam de uma mão de obra muito específica. Ele foi se apegando a isso, estudando e acabou seguindo esta linha. Com o tempo, os produtos ficaram um pouquinho mais fáceis de serem construídos. A evolução da Vermeil foi manter atualizado os desenhos, mas sempre com uma mão de obra qualificada e com profissionais de carreira.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil17

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil6

A ESTÉTICA LIMPA SEMPRE FOI O NORTE DA EMPRESA?

Nosso principio sempre foi uma alta marcenaria entregue com excelência e sem detalhes. Não fazemos produtos engraçadinhos como vemos hoje. Fazemos móveis com consistência, com marcenaria bem feita, e acabamento e proporções certas.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil20

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil18

O QUE VOCÊ ENTENDE POR DESPROPORCIONAL?

Bolhas, por exemplo. Mas não só erros de desenho, também vemos desproporções de peso, uso de materiais errados. Precisa tomar cuidado, não dá para ter uma cadeira muito pesada. É um item do dia a dia, que está lá para ser usada. Não faz sentido ter um peso muito grande.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil3

POR QUE VOCÊS TRABALHAM COM LAMINAÇÃO E NÃO MADEIRA MAÇICA?

Se te oferecerem uma cadeira maciça de eucalipto nova, saiba que é falsa. Não se faz uma cadeira de eucalipto, é uma madeira escassa. Você está comprando uma peça laminada. E isto acontece com grande parte das madeiras nobres, como freijó, jequitibá… Como não abrimos mão destes materiais, seguimos com laminação, que é uma ótima e tão boa opção, quando bem feita, que a maciça. Quando trabalhamos com uma peça maciça, ou seja madeira viva, temos maior dificuldade de trabalhar. Ao cortar uma peça viva, ela pode empenar, rachar, sofrer reações de cor… E isto pode acontecer muito tempo depois, quando ela já está na sua casa. Uma peça laminada não está mais viva, então terá o mínimo de reações e será sempre aquela peça que você comprou na loja. Além de mais ecológica, são diversas peças espessuras de lâminas que colamos em uma peça de MDF ou compensado, que também são madeiras mortas. O ganho é muito grande, principalmente de preço.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil14

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil16

FAZER BOLHAS E SOLTAR LÂMINAS É SEMPRE UM RISCO QUANDO COMPRAMOS PEÇAS LÂMINADAS?

As técnicas de colagem e aplicação da lâmina evoluíram tanto que são poucas as pessoas que se arriscam com técnicas ruins e que podem ocasionar isso. O pulo do gato é o tempo. Quando se trabalha com laminação, os tempos de ponto e secagem precisam ser respeitados. É ai que a peça pode dar errado. Desconfie quando te prometerem um produto laminado feito na hora de um dia para o outro. A conta sai mais caro se você correr para ter logo o produto na sua casa. Vou dar um exemplo: uma mesa de jantar precisam entre 7 e 15 dias.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil15

QUAIS SÃO AS MADEIRAS MAIS NOBRES QUE VOCÊ TRABALHA?

Trabalhamos com diversas madeiras. Desde Pau Ferro, que vem das famílias do jacarandá e violeta, passando por Pinho Europeu (que passou a ser chamado de Pinho Café), até Imbuía e Ébano, que está sendo muito usado na Europa e é a mais cara que temos hoje.

QUE TIPOS DE ACABAMENTOS VOCÊ TRABALHA?

Pergaminho de cabra, que era muito forte no começo da Vermeil e voltou de uns dois anos para cá. Pergaminho de javali também é muito utilizado. Dos metais, bronze, latão… mas hoje estamos em uma demanda grande de banhos de cobre. Pedras brasileiras são muito legais também. Fica lindo em um puxador, por exemplo. A pedra é uma peça única e deixa seu móvel único também.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil5

QUE PEÇAS VOCÊ DIRIA QUE TODA CASA TEM QUE TER?

Acho que antes de falar de peça é falar de estilo. Peças clean e limpas é o que temos que ter. Pode não ser um móvel colorido e com design inovador, mas será sempre um móvel atual na sua decoração. Eu tomaria cuidado em investir em peças de design que estão na cara que são apenas modismos.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil26

OS CUIDADOS COM PEÇAS LAMINADAS SÃO DIFERENTES DE UMA MACIÇA?

Não se passa nada com abrasivos em uma peça laminada. O melhor amigo do móvel de madeira é tirar o pó e passar uma flanela. Se for um móvel antigo, de 20 anos atrás, piorou. Não passe nem perto com álcool. E o motivo é que eles eram lustrados com goma laca, a famosa “boneca”. Hoje já conseguimos com a tecnologia dar o toque aveludado da goma laca com outros produtos. Tome cuidado também com os aspiradores, vá com calma. Respeite e cuide bem do seu móvel.

dicas-de-decoracao-com-madeira-vermeil13

(Fotos: Gabriela Dal Moro)

Veja também: Aprenda a reconhecer um móveis de antiquariato com Arnaldo Danemberg

E mais: Aprenda a escolher e manter os tapetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *