Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

Alimentação equilibrada X preços altos

nutricao-em-casa

Alimentos orgânicos, considerados mais saudáveis, acabam tendo altos preços no mercado. Como ter uma alimentação equilibrada sem precisar esvaziar os bolsos?

Escuto muitas pessoas reclamando que é difícil sustentar uma rotina de alimentação mais saudável, pois é tudo mais caro. Será mesmo que isso é uma realidade? É claro que não se pode negar o momento delicado que o País está vivenciando. Só neste início de ano, os preços dos legumes e verduras subiram de 15% a 23% e os das frutas 4,38%, isso devido, principalmente, à escassez de água dos últimos meses.

No entanto, é possível seguir uma dieta saudável sem gastar muito por meio de substituições inteligentes que não pesam tanto no bolso. Frutas como framboesa, cereja e cranberry, por exemplo, que são ricas em antioxidantes e têm ótimos componentes para o coração e para pele, podem ser substituídas por maçãs – muito mais baratas e com todos os benefícios citados acima.

Já o salmão, rico em ômega 3 e em gorduras com poder anti-inflamatório, pode ser tranquilamente substituído pela sardinha, que possui essas mesmas propriedades. Para economizar, basta saber substituir e equilibrar a dieta. As tradicionais feiras de rua são ótimas aliadas para encontrar produtos naturais com preços melhores.

Mas, atenção! Cuidado com os modismos. Aqueles que já tentaram seguir uma dieta sem glúten, por exemplo, sabem o quanto esses produtos são mais caros, no entanto, nem todos eles podem ser considerados saudáveis. Lembre-se que a alimentação saudável consiste no consumo de produtos naturais e que, por serem assim, estragam com mais facilidade, diferentes dos industrializados, que por possuírem muitos conservantes, duram semanas na sua dispensa.

Se adaptar à rotina da alimentação saudável requer disciplina e esforço, mas, não necessariamente, uma grande quantia em dinheiro. Peça ajuda ao seu nutricionista para aprender quais as melhores substituições para cada tipo de alimento e se programe financeiramente. Dessa forma, é possível conquistar uma vida mais saudável tanto física quanto financeiramente.

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *