Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

7 segredos para assar ótimos bolos

assar-bolos

A Casa Canela, loja física e online de produtos de cozinha e decoração, criou O pequeno livro de bolos da Casa Canela, que reúne receitas e ideias incríveis para cozinhar e receber bem. Entre uma receita e outra, eles listam sete segredos para assar o bolo perfeito, e as dicas são tão boas que resolvemos trazê-las para o blog:

1. Use sempre a farinha indicada na receita, sem adição de fermento, para não alterar o resultado. Peneire-a para evitar resíduos e bolinhas – isso também deixa a massa mais aerada.

2. Escolha ovos grandes, dentro do prazo de validade. Se forem guardados na geladeira, retire-os para que atinjam a temperatura ambiente. E quebre um a um em uma vasilha antes de acrescentá-los à massa, para ter certeza de que estão bons.

3. Fermento em pó é o ideal para bolos. Verifique a validade. Assim que entra em contato com líquidos, ele começa a agir, então é sempre um dos últimos ingredientes a ser misturado – peneirado e sem bater demais.

4. Atente à escolha da forma, que deve ter tamanho adequado para a quantidade da receita não solar nem transbordar. Idealmente, a massa deve ocupar 3/4 da altura da forma. Antes de levar ao forno, nivele a massa com uma faca, para que asse por igual.

5. Preaqueça o forno por 10 minutos, de preferência sempre a 180ºC. Posicione o bolo bem no meio grade. Nunca abra o forno no meio do cozimento: ele murcha!

6. Bolo pesado é sinal de muito açúcar, muita gordura ou, principalmente, bater demais depois de adicionar a farinha. Quando se diz “misturar até ficar homogêneo”, o objetivo é mexer de leve até a farinha sumir – só.

7. Rachou? Provavelmente o forno estava muito quente. Manchas brancas? Sinal de farinha não peneirada, que não se misturou bem à massa. Ficou seco? Ou é tempo demais no forno, ou excesso de farinha. Afundou? Pode ser forno muito quente, massa muito líquida ou culpa de quem abriu o forno quando estava assando!

Fonte: Casa Canela | Foto: Paulo Cuenca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *