Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

5 passos básicos para ter uma casa mais segura e protegida

casa-segura-08

Dar um refresh na decoração e na arquitetura da casa é sempre muito gostoso. Porém, mais que móveis bonitos e estruturas que facilitem a nossa vida, a segurança precisa ser um dos focos da reforma. A gente reuniu aqui pequenos cuidados básicos que fazem toda a diferença, e que muitas vezes deixamos passar diante de tantas decisões importantes.

casa-segura-1-1

Uma instalação elétrica segura deve contar com circuitos independentes para alimentar, de formas isoladas, as diferentes demandas da casa – iluminação, eletrodomésticos, ares condicionados… Desta forma, cada circuito necessita de um interruptor no quadro elétrico, o que ajuda se houver um curto circuito e a energia daquele ambiente precise ser cortada de imediato.

casa-segura-2

Inúmeros dispositivos que cortam a conexão do gás e da eletricidade do fogão em caso de incêndio já estão à venda. Outra boa dica para quem está comprando fornos é priorizar os equipamentos com portas frias, afinal, uma queimadura pode deixar marcar para sempre. Para saber se sua cozinha está segura, a dica é simples: uma chama azul e estável é um bom sinal!

casa-segura-3

Para proteger os filhos e deixar a casa ainda mais segura para as brincadeiras e aventuras, algumas atitudes fazem toda a diferença. Entre as boas e acessíveis opções: protetores de tomadas e quinas de armários e mesas; fitas antiderrapantes para tapetes; telas de proteção para janelas; travas e trincos que isolam os produtos de limpeza e materiais cortantes.

Já para os amantes da tecnologia, a novidade vem da Alemanha, do Fraunhofer Circuits and Systems, de Duisburg. A empresa desenvolveu um chip solar que detecta se a janela está aberta, ou mesmo se houve tentativas de arrombamento. Um sinal sonoro é enviado para um hub instalado na residência e o dono da casa recebe um alerta no celular.

casa-segura-4

Para as áreas úmidas da casa, como piscina, cozinha e banheiro, as melhores soluções estão no mercado de pisos e revestimentos. Investir em pavimentos antiderrapantes, como madeira não encerada e cerâmica microtexturada ajudam a aumentar o nível de aderência e evitar acidentes. A espanhola Porcelanosa é uma das empresas com bons exemplos de tecnologia no setor. Seus pisos com nanotecnologia drenam a umidade.

casa-segura-5

Todo mundo já saiu de casa e ficou na dúvida se trancou a porta, ou mesmo já quis se descabelar de chegar e descobrir que deixou a janela aberta em meio a um temporal. Um dos maiores investimentos do mercado de decoração está nas tecnologias automação e controle através do celular e tablet. Hoje, já é possível comandar iluminação, temperatura, som, televisão, câmeras de segurança e até o aquecimento da banheira de hidromassagem. Tudo a quilômetros de distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *