Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

5 dicas para reduzir lixo no dia a dia

Recentemente falamos aqui sobre compostagem (um jeito fácil de reciclar o lixo orgânico em casa!) e estamos cada vez mais em busca de alternativas simples e caseiras para mudar nossos hábitos. Conversando com a Mônica Stéfani, wedding planner da Alligare, descobrimos que ela é super antenada nessa questão ambiental e já adotou várias medidas eco-friendly na sua rotina. Pedimos para ela compartilhar 5 dicas para reduzir lixo no dia a dia. Dá uma olhada:

GARRAFINHAS DE ÁGUA S’WELL E COPINHO MENOS1LIXO

“Desde que meus filhos nasceram e me vi sempre saindo de casa com água para eles, me perguntei porque não fazia o mesmo para mim. O problema é você sair com aquela garrafinha fofa, deixar no carro, e na hora de tomar, eca… tá quente! Descobri uma garrafinha leve, de alumínio, térmica (mantém a água gelada por até 24hs) e que não sua. A S’Well dá para levar na bolsa, carregar debaixo do braço, colocar na mesa de trabalho…”

como-diminuir-a-quantidade-de-lixo-no-dia-a-dia-5

O copinho da campanha Menos1lixo, da ativista ambiental e empresária Fernanda Cortez também é uma boa alternativa. 100% brasileiro, ele é retrátil e pode pode ser levado na bolsa.

como-reduzir-o-lixo-no-dia-a-dia-7

EMBALAGENS ECONÔMICAS E REUTILIZÁVEIS 

“Passei a comprar produtos de limpeza em mercados varejistas, como Sam’s Club. Compro detergente, sabão de roupas, desinfetante, desengordurante, tira-machas, e por ai vai… em galão! Eles duram uma eternidade, e distribuo em embalagens menores que não vão para o lixo, pois serão reutilizadas como refil. O mesmo vale para produtos de beleza como shampoo, condicionador e sabonete liquido.”

como-diminuir-a-quantidade-de-lixo-no-dia-a-dia-1

como-diminuir-a-quantidade-de-lixo-no-dia-a-dia-4

“Sempre que consigo, dou preferência aos itens que vem em embalagem de vidro. Reutilizo todas para guardar grãos, frutas secas, botões, agulhas…”

organizar-banheiro-5

SACOLINHA PLÁSTICA NUNCA MAIS! 

“Sempre que vou ao hortifruti ou supermercado evito ao máximo sacolinhas plásticas, seja com sacolas reutilizáveis que ficam no meu carro, ou até mesmo com caixas de papelão que estão disponíveis nos próprios mercados. Além de muito mais prático para carregar e descarregar o carro.”

Na farmácia vale a mesma teoria. Sejamos sinceros, precisamos de uma sacola para colocar uma caixinha de remédio? Sem contar que podemos simplesmente colocar dentro da nossa bolsa ou carregar na mão.”

como-diminuir-a-quantidade-de-lixo-no-dia-a-dia-3

TECNOLOGIA NA HORA DE LEVAR A ROUPA

“Sugiro uma das minhas últimas aquisições: a “super bolinha lava-roupas. O fabricante prega que ela substitui o uso do sabão na máquina. De novo, menos química na natureza, e menos dindin gasto. Funciona? Sim! Claro que não substitui completamente o uso de sabão. Em alguns casos é necessário o tira-manchas, e em caso de sujeira excessiva, esfregar com sabão é necessário. Porém, já é uma mão na roda. Aqui em casa uso e aprovo!”

como-diminuir-a-quantidade-de-lixo-no-dia-a-dia-2

Veja também: 10 mandamentos da cozinha econômica

E mais: Dicas para organizar a geladeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *