Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

18 dicas para acertar na iluminação dos ambientes da casa

Quase todo proprietário de uma casa já passou, ou ainda deve passar, pela saia justa de chegar ao supermercado ou lojas de construção para comprar uma lâmpada e encontrar prateleiras e mais prateleiras de tipos, formas e estilos. E o pior, não fazer ideia do que fazer com cada uma.

É possível economizar e modificar totalmente a percepção visual de um ambiente, objeto e edificação com a lâmpada certa”, garante a arquiteta e lighting designer Renata Zuppardo, que ainda ressaltou o principal erro dos consumidores: “excesso de luz! “É essencial que haja contraste de luz e sombra.”

Para ajudar na economia, escolha e conquista dos efeitos certos em cada ambiente, Renata elencou os principais pontos para você não se assustar da próxima vez que ir às compras.

luzes-divulgacao

PARA ECONOMIZAR NO FIM DO MÊS:

Conheça sobre o consumo de cada fonte de luz e considere o tempo de uso em cada ambiente. Escolha as lâmpadas levando em consideração tempo de uso/consumo.

– A automação auxilia na economia através do controle dos comandos de acionamento (circuitos) e intensidade de acionamento.

– Investir em tecnologia é, também, priorizar o conforto do usuário, pois o sistema permite criar uma variedade de cenários de acordo com a necessidade.

PRIMEIROS PASSOS:

Tenha o máximo de informações sobre a obra, isso ajudará na distribuição correta dos pontos de luz. Além de evitar dores de cabeça e gastos indesejados no futuro.

– Nunca se esqueça de levar em consideração a harmonia entre os pontos do forro e layout com móveis e elementos de design.

Compatibilize todas as disciplinas envolvidas – arquitetura, ar-condicionado, decoração, paisagismo…

cz-casa-decor-lampadas-board-1

TIPOS DE LÂMPADAS:

Para iluminação indireta em sancas e cortineiros podemos utilizar barras, fitas de LEDs e até lâmpadas fluorescentes.

Lâmpadas fluorescentes trazem maior intensidade de luz.

LEDs RGB também trazem intensidade, e são boas opções caso haja demanda por variações de cores.

LEDs são úteis em pequenos nichos: prateleiras e estantes.

Para iluminação de destaque, as lâmpadas halógenas refletoras são ótimas opções. Disponíveis em uma grande variedade de formatos, potências e fachos luminosos, podem valorizar desde pequenos objetos até esculturas. As lâmpadas AR 70 ou AR 111 de 4º ou 8º ângulo são bons exemplos.

cz-casa-decor-iluminacao-moodboard

PRINCIPAIS EFEITOS POSSÍVEIS:

1. Uma piscina em destaque: invista em bons fabricantes, pois as lâmpadas precisam ser blindadas. Caso contrário, a dor de cabeça será inevitável. Lâmpadas hálogenas, led ou fibra ótica são as melhores opções.

2. Um quadro em destaque: não existe um padrão, mas é importante levar em consideração altura do pé direito, altura da instalação do quadro  e dimensões do mesmo.

3. Um quarto para quem gosta de ler e relaxar: uma combinação de luz difusa e homogênea. Para os casais, abajures e luminárias orientáveis na cabeceira da cama permitem o uso independente sem prejudicar quem quer dormir.

4. Um ambiente frio: uma lâmpada com temperatura de cor superior a 4000 Kelvin.

5. Um banheiro clarinho: iluminação difusa e através de sanca para clarear tudo. No caso de luz no espelho, as opções são: atrás dele, em arandela de acrílico fixada na lateral ou na frente. Deve se evitar lâmpadas refletoras que provocam sombras.

6. Um closet para achar tudo: iluminação difusa, com lâmpadas halógenas, que anule sombras.

7. Uma cozinha bem iluminada: sempre bom prever luz indireta e difusa, o que torna o ambiente mais iluminado de forma geral.

Gostou? Veja opções de luminárias criativas aqui e de pendentes aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *