Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

11 dicas para cozinhar para os amigos

cz-dicas-para-cozinhar-para-os-amigos-capa

Depois das dicas para cozinhar para muita gente, o Alexandre Cymes, do buffet Arroz de Festa, volta ao blog com segredos infalíveis para cozinhar para os amigos. Tem dica de quantidades, de pratos certeiros e até do que fazer quando se tem convidados intolerantes a certos alimentos e vegetarianos. Dá uma olhada:

foto-alexandre-cymes-buffet-arroz-de-festa

Alexandre Cymes, do buffet Arroz de Festa

– Como calcular a quantidade de ingredientes para não faltar nem sobrar?

Uma média de 500g de comida por pessoa tende a ser suficiente, se for um grupo de convidados com homens e mulheres. Mas tudo depende da ocasião. Se for um jantar durante a semana, ou um almoço de domingo a quantidade pode variar para mais na segunda opção. Outro ponto é como será servido. Se vai ficar em um buffet ou será oferecido em pequenas louças ou cumbucas (esta leva menos alimento). O importante é que sobrar é ruim, mas faltar é pior ainda.

– Qual a dica para não servir nada gelado?

Existem termômetros para medir a temperatura interna dos alimentos. Mas, uma dica rápida é espetar a comida com um garfo de trinchar e depois sentir a temperatura do garfo para saber se está frio ou quente. Mas cuidado para não estragar a apresentação quando for espetar.

– Qual a melhor opção para servir carne em recepções caseiras?

Carnes de longo cozimento são sempre a melhor opção, pois tendem a ficar macias com o processo de cozimento. As opções com molho são ainda melhores. E para preparar sem correr o risco de ressecar, aqueça em fogo médio.

cz-dicas-para-cozinhar-para-os-amigos-2

– Qual o cuidado para não sobrecarregar demais o sabor do jantar?

Comida bem temperada é aquela que você percebe o tempero, mas deixa um gostinho de quero mais. Todavia, tempero em excesso pode ficar enjoativo ou estragar o jantar. Portanto, escolha um ou dois pratos, no máximo, para serem os mais temperados. E invista em acompanhamentos suaves.

– Como calcular as bebidas?

Tudo dependerá do perfil dos convidados, estação do ano e variedade de bebidas. Segue uma sugestão quantidades pensando em uma festa mais longa, e na qual as os convidados vão beber à vontade. Sempre lembrando de dispor águas (saborizadas ou não) próxima as bebidas para que seus convidados possam se hidratar e não acabarem com a noite antes da sobremesa.

Cerveja2 ou 3 latas por pessoa (se estiver calor pode colocar mais uma)
Champagne1 garrafa para cada 2 ou 3 pessoas
Refrigerante500 ml por pessoa
Vinho tinto1 garrafa para cada 3 ou 4 pessoas (se estiver frio os convidados vão consumir mais)
Whisky1 garrafa para cada 10 ou 12 pessoas
Água500 ml por pessoa (para terem boas recordações da festa, sem dor de cabeça)

– O que fazer quando se tem convidados intolerantes a certos alimentos, como lactose, e vegetarianos?

Quando a festa é em casa, normalmente sabemos de antemão se terá alguém com intolerância. No entanto, é sempre bom compor o menu com itens que atendam a esses convidados, com saladas, massas sem leite e sem carne, e outras opções com vegetais.

cz-dicas-para-cozinhar-para-os-amigos-4

– Algum ingredientes que é melhor evitar para agradar a todos?

Se o objetivo é agradar a todos, evite ingredientes com sabor muito forte ou com características extremas. Algum exemplos: gorgonzola, bacon, pimentas ardidas, alho crú e cebola crua.

– Uma entrada leve que faz sucesso?

Embora não seja muito original uma bruschetta de tomate com manjericão bem feita é sempre bem aceita e fácil de fazer para muitos convidados. Com um toquezinho de alho e um bom azeite fica uma delícia.

– Um prato que agrada a todos?

Na mesma linha, uma massa recheada com molho de tomate não tem erro. Uma salada bem caprichada para acompanhar também será um sucesso. As pessoas gostam muito de risoto, que também é um prato fácil de fazer para muitos convidados.

cz-dicas-para-cozinhar-para-os-amigos-1

– um acompanhamento infalível e que combina com tudo?

Batatas são bem versáteis e todo mundo adora. Um gratin de batata com queijo gruyère é uma delícia. Mas se a idéia é uma opção mais leve aquela salada caprichada vai super bem.

– Uma sobremesa pra fechar com chave de ouro?

Quase ninguém resiste a uma boa sobremesa com chocolate. A nossa torta trufada de chocolate já está no cardápio há muitos anos e duvido que saia tão cedo.

cz-dicas-para-cozinhar-para-os-amigos-3

(Fotos: Arroz de Festa)

Veja também: Dicas para cozinhar para muita gente

E mais: Receitas deliciosas para servir para os convidados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *