Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

10 truques caseiros para tirar manchas

Camisa branca com pingos de molho, sofá rabiscado ou marca de maquiagem nos guardanapos de pano, qual dessas manchas mais te irrita? Pra gente, todas! Veja dicas e truques caseiros para deixar tudo limpo. Mas antes, vale lembrar que os especialistas em tecidos garantem: quanto mais tempo as manchas permanecerem, maior a penetração das mesmas nas fibras e menor a chance de sucesso. Portanto, corra!

cz-decoracao-casa-tira-manchas-dicas-destaque

(Foto: mancha de vinho via Shutterstock)

Gordura – Não saia jogando água e sabão. Aplique um pouco de talco sobre a mancha e espere por alguns minutos. Ele absorverá a gordura e deixará pronto para lavar. Depois, é só lavar normalmente.

Graxa – Uma das piores manchas. Misture bicarbonato de sódio com vinagre, aplique sobre o borrão e deixe agir por alguns minutos. Lave normalmente.

Desodorante – verifique na etiqueta se o tecido pode ser lavado com água morna. Se sim, coloque algumas gotas de detergente e aminoácido sobre a mancha, um pouco de água morna e esfregue bem. Depois, siga com o processo normal de limpeza.

Molho de tomate – Umedeça o local da mancha, coloque amido de milho e espere secar. Retire a mistura com uma escova e lave normalmente.

Risco de caneta no sofá de couro – Faça uma mistura de um copo de água e meio copo de vinagre. Com um pano, esfregue bem e passe outro pano seco por cima.

Mofo na parede – Esfregue uma mistura de um copo de água com um copo de água sanitária.

Batom e maquiagem – Com um pano umedecido com álcool por cima e um papel toalha por baixo, pressione levemente a mancha de batom. Repita o procedimento algumas vezes. O papel serve para absorver o álcool e não espalhar a mancha. Depois, lave normalmente.

Café – Aplique vinagre sobre a mancha, mas coloque um pano por baixo, para não espalhar a sujeira. Repita quando necessário e deixe de molho antes de lavar.

Caneta – Aplique álcool se a peça for de algodão. Em outros tecidos, coloque leite puro e deixe agir por cinco minutinhos.

Vinho tinto – Passe espuma de barbear na mancha. Se o tecido for branco, use água oxigenada 10 volumes. Neste caso, assim que a mancha sair, enxágue para não haver descoloração excessiva. Se mesmo assim não sair, derrame um pouco de vinagre ou vinho branco antes de lavar.

Veja também: Passo a passo para fazer guardanapos tie-dye

1 comentário

  1. CECÍLIA 1 de outubro de 2015

    Gostei, agora é só testar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *