Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

10 dicas para montar o arranjo de flores perfeito

Para comemorar o início da primavera, participamos de um bate-papo muito gostoso com a florista Lucia Milan na loja da Ralph Lauren, em São Paulo. Durante o encontro, a expert deu dicas valiosas para montar o arranjo perfeito. Vem ver os truques e cuidados que ela compartilhou com a gente:

dicas-lucia-milan-para-montar-o-arranjo-perfeito-01

DICAS GERAIS

É sempre bom checar o dia que chegam as flores no seu fornecedor. Quando mais frescas, mais tem tempo seu arranjo vai durar.

Copinhos são ótimos para quem não tem muita prática, além de deixar o ambiente charmoso com um mix de vários tipos.

Misturar famílias de flores é sempre uma boa ideia. A dica aqui é tomar cuidado para não colocar espécies com uma diferença de durabilidade muito grande, ou que peçam quantidades de água muito diferentes. As escolhas certas pode prolongar a vida útil do vaso. Lucia gosta da mistura de hortênsia com rosa, que são igualmente delicadas, e bromélias e orquídeas, mais resistentes.

Dicas para montar arranjo, Lucia Milan

MONTAGEM

1 – Só use espuma floral se for transportar suas flores. Além de serem poluentes e provenientes de petróleo, é um mito quem diz que elas fazem as flores durar mais. No lugar, prefira tela de galinheiro (faça uma bolinha, sem apertar muito) ou quadriculado de durex, como na imagem abaixo.

Dicas para montar arranjo, Lucia Milan

2 – Comece pelas folhas verdes para trazer estabilidade ao vaso. Entre as preferidas de Lucia Milan estão folhas de camélias e gardênia.

3 – Faça corte enviesado nos talos para ter uma melhor absorção da água.

Dicas para montar arranjo, Lucia Milan

4 – Coloque as flores mais resistentes primeiro por dois motivos: para não machucarem as mais delicadas e por serem as últimas que serão trocadas caso o vaso precise de manutenção.

5 – Lembre-se de limpar os caules, e nunca deixe folhas imersas na água. Elas apodrecem, sujam a água, acabam causando mau cheio e podem encurtar a vida útil do arranjo.

6 – Invista em diferentes alturas, seu arranjo ficará mais dinâmico. Porém, não deixe o cabo aparecer muito. Uma flor começa quando a outra termina. Normalmente, as flores mais altas ficam no meio.

Dicas para montar arranjo, Lucia Milan

7 – Deixe o arranjo respirar! Não encha de flores, dê espaços para elas se mexerem.

8 – Aposte nos números ímpares. Não há uma explicação lógica, mas Lucia garante que seus arranjos ficam mais bonitos e harmoniosos quando ela usa 3, 5, 7… de cada espécie.

Dicas para montar arranjo, Lucia Milan

9 – Na água, use uma gotinha de água sanitária para evitar o acumulo de bactérias.

10 – Mantenha a água sempre limpa e renovada.

Dicas para montar arranjo, Lucia Milan

(Fotos: Arranjos de Lucia Milan clicados por Constance Zahn e Julia Ribeiro)

Veja também: 9 ideias para decorar a mesa posta com alecrim

E mais: 11 itens da sua cozinha e guarda-roupa para usar como vaso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *