Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

10 dicas para economizar água

capa-agua

A falta de água já é uma realidade para grande parte do estado de São Paulo. Com a redução do volume do principal reservatório da capital paulista, resta à população recorrer a alternativas que colaborem para a economia de água. Não deixa de ser um bom momento para repensarmos nossos hábitos em relação a este recurso natural que, ao que tudo indica, será cada vez mais escasso. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a estabelecer novos hábitos no dia a dia:

1. Junte uma grande quantidade de roupas antes de lavá-las na máquina ou no tanque. Aproveite a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada.

2. Evite jogar na descarga objetos como papel e pontas de cigarro, que, além de entupirem o vaso, necessitam de mais água para escoar.

3. Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água.

4. Para economizar ainda mais, uma boa dica é optar por produtos que não utilizam água na limpeza em casa – nos vidros, por exemplo, utilize um limpador específico e passe um pano seco em seguida.

5. Para quem tem lava-louças, utilize-o com capacidade máxima – isso faz com que se use 6 vezes menos água. Com isso, a economia pode chegar até 97 litros por lavagem. Lavar a louça à mão, com a torneira aberta por 15 minutos, consome 117 litros de água. Já a máquina consome 20 litros.

6. Para quem não usa a máquina lava-louças, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada, para depois enxaguar tudo de uma só vez.

7. Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazê-lo de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.

8. Para lavar frutas, verduras e legumes, o ideal é utilizar água corrente, mas, nessa situação, recomenda-se encher uma bacia para higienizá-los juntos. Se possível, compre legumes, verduras e frutas já higienizados.

9. Ao invés de lavar a cozinha, opte por varrer o chão e passar um pano úmido.

10. Evite cozimentos que utilizem muita água (como o macarrão). Para os legumes, uma boa opção é trocar o vapor pelo forno.

1 comentário

  1. Sara Zaluth 13 de novembro de 2014

    Sempre procuro economizar água, principalmente agora com a crise.. aproveito a água de enxague para lavar o quintal e as escadas, como também para passa apenas pano nem alguns piso para a manutenção, funciona mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *