Casamentos Babies & Kids 15 anos
Topo

Navegue como ou

10 dicas da Valcucine para a cozinha dos sonhos

Durante a última edição da Eurocucina 2016, feira mundial de cozinhas, a Valcucine, uma das duas maiores empresas de cozinha do mundo, apresentou uma tecnologia de enlouquecer qualquer cozinheiro (amador ou profissional): um sistema de abre e fecha dos armários, gavetas e torneira com o simples passar das mãos. Ou seja, não precisa mais encostar a mão molhada ou suja para abrir nada. Neste vídeo tem a novidade:

A gente adorou a novidade e foi até a loja deles em São Paulo para bater um papo com Freddy Hermann, diretor da marca no Brasil. Por lá, conhecemos mais sobre os produtos, que vão de mobiliário completo para cozinha até tecnologias de ponta para facilitar a vida dos moradores, e pegamos dicas valiosas para a “cozinha dos sonhos”. Vem ver:

foto-freddy-hermann-por-gabriela-dal-moro-1

UMA DAS BANDEIRAS QUE A VALCUCINE DEFENDE É A SUSTENTABILIDADE. COMO UMA MARCA COM TANTA TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS DE PONTA CONSEGUE PRODUTOS 100% VERDES? 

Usamos 86% menos matéria-prima. Ou seja, enquanto uma empresa faz 1 cozinha no Brasil, nós fazemos 8 na Itália. O que “sobra” de material, usamos para fazer mesas, cadeiras e acessórios decorativos. Somos 100% verde porque emitimos zero graus de poluentes, e só trabalhamos com produtos de longa durabilidade.

POR QUE VOCÊS SÓ DESENVOLVEM COIFAS, E NÃO GELADEIRAS, FOGÕES…?

Porque acreditamos que a coifa vendida no mercado é a única não muito prática para o nosso cliente. Nossa coifa tem o design inverso do tradicional, assim não ocupa espaço, nem mesmo faz com que as pessoas batam a cabeça. Além disso, desenvolvemos um sistema que puxa a fumaça para trás, e não para cima, como é o comum.

como-montar-a-cozinha-dos-sonhos-valcucine17

VOCÊ RECOMENDA UMA COZINHA COLORIDA?

O medo de enjoar é grande, mas hoje já existem alternativas. Aqui na Valcucine desenvolvemos a cozinha Meccanica, que além de feita só com materiais reciclados e mais baratos, usamos tecido para revestir. Ou seja, se você enjoou da sua cozinha laranja, é só trocar a “casca” por outra cor. É uma ótima opção para recém-casados, que ainda podem mudar seus gostos com o passar dos anos.

valcucine-dicas-para-a-cozinha-dos-sonhos-07

O revestimento das gavetas desta cozinha são de tecido, e podem ser lavados na máquina e trocados por outros modelos e cores

E UMA COZINHA DE VIDRO, SERIA PARA QUE PÚBLICO? 

É uma cozinha moderna, muito elegante, que terá a superfície 100% lisa, o que a torna muito higiênica. É uma cozinha que não muda de cor ao longo dos anos, mantém as mesmas características tanto no frio quanto no calor. Uma cozinha branca de vidro será sempre uma cozinha branca, diferente de outros materiais que podem sofrer alterações. Fora a grande variedade de cores que temos no vidro.

valcucine-dicas-para-a-cozinha-dos-sonhos-02

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA COZINHA DE MADEIRA? 

A madeira tem uma grande vantagem, que é o toque que outros materiais não têm, como o vidro. Ela aquece, traz aconchego e um clima mais gostoso para os ambientes. Porém, precisa tomar cuidado. A madeira é um material nobre, vivo, que se movimenta, muda de cor e respira. Se não for bem trabalhada, sua cozinha pode durar pouco tempo. Ficamos muitos anos com este material fora de linha, até conseguir desenvolver uma técnica nova de impermeabilização. Nesta, lixamos no sentido contrário dos veios da madeira e conseguimos alcançar todas as arestas e diferentes alturas dela, vedando por inteira, impedindo que a umidade entre.

como-montar-a-cozinha-dos-sonhos-valcucine1

como-montar-a-cozinha-dos-sonhos-valcucine4

como-montar-a-cozinha-dos-sonhos-valcucine5

ALUMÍNIO x LAMINADO x AÇO INOX: 

São as portas mais finas e leves do mundo para mobiliário. Para cliente final só nós temos uma cozinha inteira de alumínio e aço inox. Agora, falando de laminado, o cuidado seria com a estrutura no geral. Normalmente, no Brasil, o que se faz: uma placa de madeira/compensado com uma lâmina por cima e vedada com silicone nas laterais. O problema disso é: essa borracha vai envelhecer, trincar e deixar passar umidade para dentro, estragando a madeira e tendo um apodrecimento de dentro para fora da peça. É a famosa porta empenada que a gente costuma ver. A Valcucine não faz isso, porque não usa madeira, a porta é inteira de alumínio e laminado.

QUAIS SÃO AS DICAS PARA A COZINHA DOS SONHOS?

Parte inferior: Não se usa portas na parte de baixo de uma cozinha, porque entendemos que os itens precisam vir até você, e não você se abaixar e “entrar” no armário para retirar. Por isso, o mais recomendado são gavetas.

valcucine-dicas-para-a-cozinha-dos-sonhos-03

Parte superior: As medidas e proporções são mais importantes que ferragens. A profundidade perfeita da bancada é 80 cm. No Brasil se trabalha com 60 cm, o que faz com que sua cabeça fique muito próxima ao armário. Para resumir, quanto mais distante você estiver, mais baixo poderá colocar o armário e melhor ele será usado.

valcucine-dicas-para-a-cozinha-dos-sonhos-01

Aproveite melhor os espaços vagos como o vão entre bancadas inferior e superior. Não encha de cacarecos, porque é o espaço de mais fácil acesso para você que está cozinhando. Invista em praticidade, como escorredores de prato, porta tábuas… que nós chamamos aqui de canal equipado. Ou em tecnologias maiores, como réguas de eletricidade, balanças e equipamentos de vácuo, que nós intitulamos de Logic System ou Air Logic.

Praticidade: Sua cozinha precisa ser prática e ideal para você. Para uma pessoa com mais idade, que já encontra dificuldade de carregar uma panela cheia de água da pia até o fogão, nós criamos uma torneira que você puxa como uma mangueira e vai até o seu fogão. Há também torneiras dentro do fogão. Isto evita acidentes diversos.

Torneira telescópica

Torneira telescópica

como-montar-a-cozinha-dos-sonhos-valcucine14

(Fotos: Gabriela Dal Moro e Divulgação)

Veja também: 20 cozinhas verde menta para te inspirar

E mais: 21 gavetas organizadoras para a cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *