Casamentos Babies & Kids 15 anos

Navegue como ou

10 avós ensinam truques para tirar mofo

Quem já ouviu falar do livro “Como Pregar um Botão”, da escritora americana Erin Bried? Para quem não conhece, é uma obra muito divertida, que traz dicas “infalíveis” de dez avós para resolver qualquer problema sem gastar muito.

Após perder seus avós, Erin percebeu o quão faziam falta os truques caseiros para cuidar da casa, acertar no assado e receber como ninguém. Foi dai que ela embarcou em uma jornada para conhecer os segredos dos quatro cantos dos Estados Unidos.

O livro tem vários capítulos, mas um que adoramos foi o de dicas para tirar mofo de roupas, livros, móveis e paredes. Abaixo, separamos algumas dicas delas!

cz-casa-e-decor-tira-mofo-livro

DAS ROUPAS

Antes de recorrer ao uso de produtos químicos, escove bem a peça para tirar todos os pontinhos pretos. Passe uma mistura de suco de limão e sal só nas áreas manchadas. Coloque a roupa no sol e esqueça por um longe período (o máximo de sol que conseguir durante um dia). Enxágue para tirar a pasta e lave normalmente.

DOS LIVROS

Deixe o livro exposto ao sol. Pode abrir e ir virando conforme o sol muda de posição. Com um pano seco, limpe delicadamente as páginas afetadas. Aplique sobre elas uma fina camada de amido de milho, coloque a peça de pé e deixe-a exposta ao ar livre por, pelo menos, um dia.

DOS ESTOFADOS

Com um aspirador de pó, faça uma limpeza caprichada, daquelas para durar a vida toda. Coloque a peça no sol por várias e várias horas. Adicione um pouco de pasta mousse de bicarbonato em uma flanela branca úmida e passe nos locais com manchas. Vá repetindo o processo até remover toda a sujeira. Depois lave bem o pano, torça e vá passando no estofado fazendo o enxágue. Deixe secar, de preferência no sol. Se necessário, use um secador de cabelos nas áreas que ficarem muito molhadas.

DAS PAREDES

Dissolva ¾ de xícara de água sanitária em quatro litros de água. Com o auxílio de luvas e uma esponja, aplique a solução sobre a parede. Enxágue a esponja e repasse sobre a superfície afetada.

DOS AZULEJOS DO BANHEIRO

Aplique sobre o mofo uma solução de quatro partes de água para uma de vinagre. Deixe reagir por, pelo menos, uma hora. Pegue uma escova, que pode ser de roupa ou de dente – o importante aqui é ser dura –, coloque bicarbonato de sódio e esfregue como se não existisse o amanhã. Capriche nos rejuntes! Enxágue a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *